Invenções Brasileiras

No decorrer da história humana, diversas nações e pessoas investiram seus recursos e esforços para a criação de inovações tecnológicas que se tornariam muito importantes para as próximas gerações. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, França e Polônia se tornaram mundialmente conhecidos por inventos que são utilizados até o dia de hoje. O Brasil também contribuiu com suas inovações tecnológicas sendo que a história de muitas delas, infelizmente, ainda é desconhecida entre os próprios brasileiros. Por isso este texto tem o objetivo de apresentar algumas invenções brasileiras e seus respectivos criadores.

AVIÃO

Talvez esse seja o invento brasileiro mais conhecido mundialmente, apesar da polêmica para decidir quem foi o verdadeiro inventor do avião: os americanos “irmãos Wright” ou o mineiro “Santos Dumont”. É reconhecido, porém, que o modelo utilizado pelo brasileiro foi o primeiro modelo de avião que poderia decolar por meios próprios, ao contrário do protótipo usado pelos Wright, que somente conseguia sair do chão através do impulso de uma catapulta.

Santos Dumont, nascido em 1873 na cidade mineira de Palmira (atual Santos Dumont), dedicou seus estudos à engenharia para construir um protótipo voador mais denso que o ar. Com isso, em 1905, Dumont criou seu primeiro planador, inspirado no modelo do primeiro aeroplano da história feito pelo inglês George Cayley. Já em 1906, iniciou a construção do seu maior modelo que futuramente revolucionaria os modos de transportes utilizados na época: o 14-bis. Inicialmente o modelo estava atrelado a um balão de gás de hidrogênio que tinha como função diminuir o peso do avião, porém ao mesmo tempo gerava um maior valor de arrasto com o vento, não permitindo o 14-bis ganhar velocidade.

Após diversos testes, em 3 de setembro de 1906, Santos Dumont apareceu com seu 14-bis agora funcionando a partir de um leve motor de barco com 50 cavalos de potência para realizar o seu primeiro vôo. O modelo atingiu 30,8 km/h e uma distância de 11 metros este dia, ficando conhecido como a data do primeiro vôo de um aeromodelo mais denso que o ar propulsionado por meios próprios.

WALKMAN

Mundialmente distribuído pela empresa japonesa Sony, o invento fez sucesso pela sua versatilidade permitindo que as pessoas da época ouvissem suas músicas em qualquer lugar utilizando fones de ouvido. Talvez o que muitos não saibam é que este aparelho revolucionário para a indústria musical tem suas origens ligadas ao Brasil.

O feito da criação do primeiro “toca-fitas” portátil pertence ao brasileiro Andreas Pavel, nascido em 1945 na Alemanha e naturalizado brasileiro aos seis anos. Os testes iniciais do “stereobelt” (como Pavel gostava de chamar seu invento) aconteceram em 1972, enquanto Pavel estava na Suíça. Ao apertar o botão “play” em seu aparelho, o stereobelt começou a tocar a música “Push Push” de Herbie Mann e Duane Allman, podendo ser esta a primeira música reproduzida através de um toca-fitas portátil.

Prevendo o sucesso de seu mais novo invento, Andreas Pavel foi atrás de grandes empresas fabricantes de produtos musicais na época, tais como Yamaha, Philips e ITT, sendo sua ideia rejeitada pelas três corporações ao dizer que não acreditavam que as pessoas gostariam de ouvir música com fones de ouvido.