Você sabe o que são os veículos autônomos?

A tecnologia nunca para de se inovar. Em questão de horas, uma nova invenção surge no mercado, impactando de maneira positiva o mundo tecnológico, gerando toda uma área especializada e, muitas vezes, aprimorando equipamentos antigos ou os tornando obsoletos. Na indústria automobilística, as mudanças são cada vez mais notáveis e, com a alta competição nesse mercado, as empresas estão sempre se inovando para não ficarem fora da competição. A satisfação e comodidade do consumidor são os maiores focos da indústria na hora da fabricação e foi visando isso que a ideia de um veículo que “se dirige” sozinho surgiu; os chamados “Veículos autônomos”.

• O que são os Veículos autônomos?

São quaisquer veículos com capacidade de transportar pessoas ou bens sem a necessidade de um condutor humano. Eles são capazes de interpretar dados e identificar as melhores opções para um trajeto mais seguro e rápido.

• Como funcionam?

Através de sensores (radar, sonar e lidar) eles são capazes de identificar obstáculos em seu caminho. Enquanto o radar transmite ondas de rádios, o sonar as emite ao identificar um objeto, desse modo, eles captam a reflexão das ondas no mesmo e medem o tempo decorrido para calcular a distância do veículo ao objeto. Isso ocorre apenas em uma direção fixa, portanto, é necessário também o uso do lidar, que funciona de maneira parecida, liberando raios lasers e gerando coordenadas correspondentes a onde os raios refletem, porém, girando constantemente. Além disso, esses veículos contam com câmeras que simulam a visão humana, capazes de estimar a distância dos objetos e de detectar semáforos e pedestres.

• Impacto no futuro

Com esses veículos circulando nas ruas, a estimativa é de que os acidentes de trânsito provocados por fatores humanos diminuam drasticamente, por tratar-se de um software que visa segurança. Além disso, engarrafamentos serão diminuídos exponencialmente, pois diminuirá a diferença de reação entre os motoristas parados no semáforo, ao identificar quando o sinal abre ou fecha. Estima-se, também, que estes veículos sejam utilizados como prestadores de serviços, transportando pessoas de um lugar para o outro, não contribuindo apenas para o mercado de trabalho, como também para o meio ambiente, pois cada vez menos pessoas irão optar por ter seu próprio veículo, escolhendo os meios de transportes públicos.

• Já é uma realidade garantida?

Hoje, empresas como a Tesla, já contam com esses carros autônomos, no entanto, apenas funcionam sem um condutor. Nas estradas, porém, seu uso ainda não é garantia. O veículo autônomo é uma das tendências mais inovadoras no ramo automobilístico e para que isso funcione com precisão, será necessária a utilização de uma robótica avançada, além de uma inteligência artificial de ponta, para que os riscos sejam praticamente nulos. Entretanto, não são somente especialistas da área que são necessários nesse projeto, a ajuda de muitos profissionais se mostra importante, como arquitetos, ao pensar em produtos e opções à cidade para facilitar a leitura dos sensores, além de uma tecnologia diferencial como bluetooth em placas ou semáforos, que poderiam aumentar o desempenho do veículo.