Inovações tecnológicas na engenharia mundial

A inovação é figura constante no dia a dia das pessoas, desde as menores mudanças de hábitos até as grandes revoluções sociais, econômicas e tecnológicas, onde a engenharia desempenha papel de grande importância. Pensando nisso, escolhemos para essa semana o tema “Inovação na engenharia”, e mostraremos três diferentes tecnologias que estão sendo desenvolvidas e prometem ser de grande importância para o futuro tecnológico.

A primeira da qual iremos falar sobre os chamados objetos autoatuantes, que tem como objetivo a otimização da fabricação aditiva. Os objetos autoatuantes são estruturas tridimensionais criados a partir de materiais planos, compostos basicamente por pequenas peças dispostas em uma malha elástica pré-esticada, cuja função é juntar e encaixar as peças umas nas outras criando uma geometria 3D. Neste vídeo é possível observar com mais clareza o funcionamento desta tecnologia.

Visão geral do fluxo de trabalho. Fonte: https://goo.gl/dsZ9rG

Outra inovação que promete ter grande impacto para as novas tecnologias é a geração de energia solar por meio de painéis solares transparentes. A tecnologia em questão é voltada complementar a geração dos painéis convencionais e não substituí-la. Apesar desse tipo de painel provavelmente nunca alcançar a eficiência igual à de painéis opacos, eles funcionam captando apenas comprimentos de ondas não visíveis, aumentando a gama de aplicações e, consequentemente, o tamanho de sua área de cobertura, podendo ser utilizado substituindo vidraças, por exemplo.

Painel solar transparente. Fonte: https://goo.gl/dsZ9rG

Em grande parte, o que se pensa ao ouvir sobre inovação tecnológica são robôs e por isso, a ultima tecnologia inovadora que será apresentada é voltada a essa área. O robô em questão se diferencia dos convencionais pelo seu tamanho nanométrico, conhecido como nanorobôs ou robôs moleculares. Cientistas da Universidade de Manchester criaram o primeiro robô molecular com capacidade de realizar tarefas básicas como mover cargas moleculares. Esses nanorobôs são programados através de reações químicas e podem ser utilizados para a criação de moléculas. Com o aprimoramento dessa tecnologia, no futuro eles poderão ser utilizados para uso medicinal, bem como para criação e produção de moléculas.

Esquema de operação de um nanorobô. Fonte: https://goo.gl/ty9wfA

Gostou dessas tecnologias? Então fiquei ligado no nosso blog que semana que vem traremos mais!