Imagine um mundo onde doenças incuráveis são tratadas com um simples ajuste genético, onde carros autônomos reduzem drasticamente acidentes de trânsito e a inteligência artificial (IA) antecipa nossas necessidades antes mesmo de expressá-las. Esse mundo está se tornando realidade graças às tecnologias emergentes.
O que são: As tecnologias emergentes, como o próprio nome diz, são aquelas que emergem das sombras, se desenvolvem em laboratórios e centros de pesquisa e, a cada temporada, elas surgem no mercado de trabalho, seja nacional ou internacional, onde começam a demonstrar seu impacto tangível, inovações que estão no limiar da utilização em larga escala. Tratam-se de tecnologias revolucionárias que podem atingir diretamente a vida das pessoas que trabalham, se relacionam, consomem ou simplesmente seguem com as suas rotinas. Trazem a promessa de mudanças radicais, abrindo novas fronteiras, pelo fato de possuírem uma enorme extensão, indo desde IA’s até tecnologias empregadas na medicina e biotecnologia, mas que por algum motivo de resistência à implementação ou pela falta de investimento, ainda se encontram em fase experimental ou de desenvolvimento.
Importância: Como foi dito, essas tecnologias têm enorme impacto e potencial de mudança na sociedade, dessa forma, é extremamente importante sempre estar a par de tais tecnologias, pois assim, é possível saber do que está acontecendo no planeta e ter conhecimento das potenciais oportunidades que podem vir a surgir, assim, se adaptando às mudanças e dominando tais inovações.
Onde são usadas: Tecnologias como IA, biotecnologia, internet das coisas (IoT) e blockchain têm o potencial de transformar a sociedade de formas inimagináveis, aumentando a eficiência, melhorando a saúde, fortalecendo a segurança e criando novas oportunidades econômicas.
Quem as usa: Diversas empresas e setores já estão explorando o poder das tecnologias emergentes. Gigantes da tecnologia como Google, Amazon e Tesla estão na vanguarda da inovação com inteligência artificial e veículos autônomos. Na área da saúde, empresas de biotecnologia como CRISPR Therapeutics estão revolucionando tratamentos genéticos. A indústria financeira também está adotando blockchain para segurança e transparência.
Mudanças: Estamos à beira de uma nova era tecnológica, onde as inovações emergentes transformarão a sociedade de maneiras profundas e duradouras. Essas tecnologias prometem melhorar nossa qualidade de vida, criar novas oportunidades econômicas e resolver problemas complexos. A dificuldade será preparar a força de trabalho para essas novas exigências, promovendo a educação contínua e a requalificação profissional. Cabe a nós, como sociedade, abraçar essas mudanças com responsabilidade, garantindo que os benefícios sejam amplamente distribuídos e que estejamos preparados para os desafios que virão.
Sendo assim, para qualquer dificuldade que surja ao se inserir no mercado de trabalho por falta de conhecimento acerca das tecnologias emergentes, entre em contato, que a INOVATECH lhe dará todo apoio e suporte necessário, fazendo com que você ou sua empresa consiga performar no topo do mercado financeiro, a partir do nosso auxílio com algum tipo de serviço que ofertamos.
Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.
A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.
CNPJ: 11.729.170/0001-28
Entre em contato!
Feito por Heron Augusto Kitanishi de Proença