A importância do desenho técnico e otimização da produção

A importância do desenho técnico e otimização da produção

     Você sabe a importância do desenho técnico na otimização da produção?  Para todos que possuem uma produção de um determinado produto, provavelmente, devem ter se perguntado ao menos uma vez: como posso otimizar minha produção? Nossas rotinas tendem a ficar cada vez mais aceleradas, onde o tempo é dinheiro e nós sempre buscamos maneiras de ganhar tempo. Ok, mas o que o desenho técnico tem a ver com isso tudo? E se eu te responder que tem tudo a ver, você acreditaria em mim?

     Muitas pessoas tendem a negligenciar o desenho técnico, porém isso só acontece porque elas não sabem a real importância que ele tem para a sua empresa. Por isso, nós, da INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica, vamos apresentar nesse texto diversos pontos que irão mudar sua visão sobre a relação dos desenhos técnicos e sua produção.

Padronização

     Vamos começar com um dos benefícios mais conhecidos do desenho técnico, a padronização do seu produto. Vamos imaginar o seguinte o cenário: você está com uma alta demanda de seus produtos, porém seu cliente pediu para que todos fossem padronizados, mas você e seus colaboradores não seguem um padrão, o que fazer? É realmente uma situação delicada, mas a elaboração de um desenho técnico é um processo detalhado, onde todos os padrões normativos são seguidos, ou seja, qualquer um com conhecimento nessas normas poderá reproduzir esses desenhos técnicos seguindo a descrição e especificação, portanto, se feito da maneira certa, o desenho técnico garante que o produto saia da maneira que você planejou.

Viabilidade de uma ideia

     Todos temos ideias de produtos novos, peças diferentes para inovar no mercado, porém, nunca sabemos se elas serão possíveis de ser colocadas em prática, isso é muito frustrante, não é? Outro benefício do desenho técnico é que, através dele, podemos visualizar nossa ideia antes mesmo da fabricação, pois através de um projeto, podemos saber qual material será usado, a quantidade, as dimensões, resistência necessária, até mesmo como ele seria usado depois, facilitando demais na hora de tirar realmente do papel.

Otimização do tempo e fabricação

     Um detalhe muito importante, que já foi mencionado no texto, é a busca por uma economia de tempo e gastos durante a fabricação, certo? Hoje em dia, fazemos tudo para otimizar nossos processos e é aí que entra o desenho técnico, porque cada vez que precisar fabricar suas peças, você necessitará de menos tempo, pois com o desenho em mãos, você pensará menos em detalhes pequenos. Além disso, isso ajudará também a manter a qualidade de seu produto, uma vez que diminui exponencialmente a chance de peças defeituosas, pois sempre seguirá um padrão na hora de fabricar.

Manutenção fácil e sem dor de cabeça

     Assim como o desenho técnico ajuda no processo de fabricação, ele automaticamente será útil na hora de identificar possíveis pontos para a manutenção, pois ele funciona como um esqueleto do seu produto, então você verá com precisão cada parte e poderá facilitar na hora de resolver algum futuro problema.

      Como vocês puderam ver, existem diversos benefícios do desenho técnico para sua empresa, nos quais melhorariam muito seus processos de fabricação e facilitariam tanto a sua quanto a vida de seus colaboradores. Para sua sorte e comodidade, nós, da INOVATECH, temos uma equipe especializada em desenhos 2D e 3D, onde podemos ajudá-lo no desenvolvimento de um novo produto, na padronização de um produto já existente ou até mesmo apenas um desenho para você tem uma análise completa de seu maquinário. Tempo é algo valioso hoje em dia, não o perca mais! Entre em contato conosco!

Palavras-chave: “como padronizar peças”, “dimensionamento de peças padronizadas”, “fabricar peças padronizadas”.
3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!