O que eu gostaria de saber sobre padronização de peças, e ninguém nunca me falou?

Design sem nome

          O que eu gostaria de saber sobre padronização de peças, e ninguém nunca me falou?

          Você já ouviu falar da padronização de peças? Sabe as vantagens que isso pode trazer pra sua empresa ou como fazer a padronização? Dê uma conferida em tudo que você precisa saber para entender sobre o assunto!

          O que é a padronização de uma peça? (e suas vantagens)

          A padronização de uma peça se dá pelo processo de regulamentação de um modelo específico de componente, a fim de este ser o modelo utilizado em todos os projetos produzidos em uma determinada área ou setor. A padronização de uma peça busca simplificar os trabalhos que a envolvem e assim gerar uma situação mais segura, rápida e principalmente mais barata ao fabricante ou prestador de serviço.

          Ao passar por um processo de padronização a peça será desenhada e totalmente dimensionada, a fim que sua fabricação obedeça a um só formato e que todos as unidades produzidas sejam iguais.

          De uma maneira mais ampla podemos citar a padronização na forma de porcas e parafusos, que apresentam desenhos iguais em sua maioria, mudando apenas questões de tamanho ou material, o que permite um produto que pode ser fabricado em massa e com alta velocidade, além de tornar o produto de fácil aplicação e manejo por parte do usuário ou os prestadores de serviço.

          No geral a padronização de uma peça facilita vários fatores que a envolvem, e é de fato um processo que vale a pena ser realizado.

          Seguindo que norma eu padronizo uma peça?

          As normas que devem ser seguidas ao se padronizar uma peça variam de acordo com a peça em questão e o lugar. Inclusive há normas para o próprio processo de padronização, sendo algumas delas a NBR 10067 que apresenta os aspectos gerais de um projeto de padronização e a NBR 10126 que apresenta como deve ser feito o dimensionamento da peça, entre outras normas que regulamentam desde o tipo de linha e a aplicação a ser dada no desenho (NBR 8403) até o emprego das escalas (NBR 8196). Além das normas nacionais e internacionais, podem existir normas regionais, então sempre confira a regulamentação do lugar em que está!

          O que eu tenho que levar em consideração para padronizar uma peça?

          Há uma série de pontos a serem levados em consideração. Padronizar uma peça não é algo fácil, então vamos dividir na parte do projeto e na parte de implantação

          Na parte do projeto em si, o foco é definir o melhor formato do componente, a fim de que este atenda a sua função e minimize a quantidade de material desperdiçado em sua produção, gerando uma otimização no custo e no tempo de fabricação, visto que com um leque muito grande de formas é necessário certo grau de personalização na produção de cada componente, além de ferramentas distintas. Faz-se o desenho básico do modelo, a cotação de suas medidas, suas visões laterais (e internas quando necessário) para no fim se obter um projeto completo de uma peça padronizada.

          Já na parte de implantação, nos deparamos com novos desafios. Ao padronizar uma peça é necessário também averiguar qual o seu impacto dentro das outras áreas de produção, e em alguns casos os prestadores de serviço que a utilizarão.

        Quando você padroniza uma peça, seja em um número X de modelos ou um modelo único, é necessário lembrar que isto impactará nas outras peças que atuam com a que você pretende padronizar. Se você padroniza uma peça gerando menor uso de material, porém os outros componentes que se relacionam a esta peça sofrem modificações, para adaptar ao novo modelo, que os encarecem faz com que o tiro saia pela culatra. É imprescindível uma análise geral de todos os componentes relacionados á peça a ser padronizada e seu custo de implantação, além do tempo de retorno desse investimento.

          Quando em uma situação em que seu produto será utilizado na prestação de serviço de terceiros, como um mecânico que trabalha com suspensão, é necessário avaliar qual a atratividade deste novo modelo de peça para o prestador de serviço, já que uma peça padrão pode diminuir o número de ferramentas necessária para trabalhar e gerar uma maior facilidade em solucionar problemas e defeitos. Porém nem sempre um certo modelo padrão é o melhor.

          Uma peça com melhor desempenho mas com uma baixa quantidade de situações em que pode ser empregado no mercado consumidor, não terá muito sucesso. Assim como uma peça com várias vantagens de ser utilizada mas que demanda de um alto grau de instrução para ser manejada (em comparação a outras) não será vantajosa aos utilizadores.

         Como pôde ver nesses pontos demonstrativos, já que há mais coisas a serem levadas em conta, padronizar uma peça pode trazer inúmeros benefícios, como corte de gastos na fabricação e na utilização dessa peça. Porém não se trata de um processo fácil, que deve ser feito com cautela para que dê o resultado esperado. Ai que chegamos em outro tópico

          Quem é o responsável por padronizar uma peça?

          O profissional responsável por analisar todos os aspectos necessários na padronização de uma peça, e responsável por projetar e dimensionar a mesma é o Engenheiro Mecânico ou Elétrico, dependendo da peça em questão. Há também no mercado empresas especializadas em dimensionamento e em desenvolvimento de peças e mecanismos, como a própria INOVATECH, que conta com uma equipe preparada responsável por esses serviços!

         Uma peça padrão nunca é mudada?

         Ao padronizar uma peça é necessário ter em mente que tudo evolui e que uma peça que é a ideal hoje pode não ser a ideal daqui a 2 anos. É fundamental que haja atualizações no projeto da peça de forma periódica a fim de sempre ter a melhor peça padrão. Novas tecnologias de fabricação surgem, novos materiais ou processos de fabricação são criados ou aprimorados e tudo isso interfere no balanço para achar o melhor modelo.

          Gostou? Saiba mais sobre dimensionamento e padronização de peças com a INOVATECH!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!