Tudo que você precisa saber para acabar com desperdício de materiais

Design sem nome

          Em qualquer tipo de fabricação, seja ela de um banco de madeira ou de um estádio de futebol, nem sempre todo o material que é comprado acaba sendo utilizado. São comuns as frases “compra mais pra não faltar” ou “melhor sobrar do que faltar”, mas não podemos ignorar o fato de que esta mentalidade, além de não ser sustentável, gera problemas como o aumento do custo. Sabemos que sustentabilidade é um tópico que tem ganhado cada vez mais importância, e desperdiçar materiais, assim como todos os recursos usados para os produzir, não é nem um pouco sustentável.

          Agora você deve estar pensando “OK, o desperdício é um problema, mas o que eu posso fazer para melhorar isso?”. Pois não se pergunte mais, logo em seguida vamos contar pra você como solucionar este problema.

       Projetar para não sobrar

          Independente do que se quer fabricar, ter o processo todo pensado e bem planejado não apenas facilita o trabalho de todos e gera um produto de maior qualidade, como também previne vários problemas, e é óbvio que um deles é o desperdício de materiais. Com um projeto em mãos, é fácil ver quanto material será necessário e quando este material precisa ser comprado, pois, quando comprados com muita antecedência, podem já estar obsoletos quando forem ser usados. Além disso, comprar grandes quantidades de material de uma vez pode aumentar bastante os custos de estoque.

          Um projeto, além de mostrar as quantidades necessárias, também faz visível como estes materiais devem ser implementados na fabricação, evitando montagens erradas e, claro, o desperdício desses materiais.

       A importância do desenho técnico

          Ainda não terminamos de falar sobre projetos, até porque o desenho técnico é essencial em qualquer projeto de engenharia, e por bons motivos. O desenho técnico não apenas permite visualizar o produto, como o faz em grande detalhe, mostrando o material que deve ser usado, como as diferentes peças devem ser encaixadas e etc. Mas o que isso tem a ver com desperdício? Mais do que você imagina. O desenho técnico indica também as medidas e cotas exatas de cada peça, assim como as tolerâncias de furos e eixos para que se encaixem do jeito certo. E isso é extremamente importante, principalmente quando se precisa de várias peças iguais. Com a ajuda do desenho técnico é mais fácil manter um padrão para as peças, pois apenas alguns milímetros a mais ou a menos podem ser motivo para descartar a peça inteira.

          É claro que nada disso é possível sem os profissionais excelentes que oferecem esses serviços que, além de evitar desperdício, geram um produto de alta qualidade e uma satisfação maior para quem contrata. E quando o assunto é excelência e satisfação, pode contar com a INOVATECH para te ajudar nos seus projetos, entre em contato conosco e experimente o trabalho de qualidade que temos para oferecer.

          O desperdício é algo muito comum, mas com essas dicas você pode se sentir preparado para preservar e economizar, e é claro que com a gente fica ainda mais fácil. Se livre do exagero e venha INOVAR!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!