Categorias
Sem categoria

Maneiras de criar sua ideia de produto e fabricá-lo facilmente

      Seres humanos são considerados racionais por um motivo: Tem a capacidade de pensar e, principalmente, resolver problemas. Desde os primórdios da humanidade as pessoas vem resolvendo problemas,  desde a criação da roda para facilitar o transporte até a invenção dos celulares para resolver o problema de comunicação.

     Certo, mas por que essas informações são relevantes? Se você está lendo esse artigo é porque tem algum problema que busca resolver e – talvez- já tem uma ideia de qual produto pode fazer isso. Se ainda não tem a ideia do produto em mente, não há problema! Este texto lhe mostrará como criar essa ideia, criar o produto e fabricá-lo. Agora, se você já tem a ideia do produto em mente, você já está um passo mais próximo de desenvolver sua ideia! Portanto, preste atenção nos próximos tópicos porque vamos te ensinar como fazer para criar esse produto e fabricá-lo.

  1. Criação da ideia

      O primeiro assunto que temos de tratar é a criação da ideia. Como foi dito no começo da nossa conversa, se você está lendo esse artigo é porque tem algum problema que busca resolver, ou seja, você já tem a visão de que se resolver aquele problema, terá um público que se interessará.

(Caso ainda não sabe um problema para resolver, leia um de nossos eBooks para te mostrar formas de encontrar um problema).

Mas como fazer surgir essa tal ideia? Nessa hora você vai precisar de um grupo de pessoas…

       O melhor método para se encontrar uma ideia é o brainstorming (Tempestade de ideias), mas para isso um grupo multidisciplinar é essencial, por isso recomendamos que se não sabe como resolver esse problema, encontre um grupo para te ajudar, se para esse problema a solução seja criar algum produto, entre em contato com a INOVATECH que trabalhamos desde essa etapa de criação de ideia.

Voltando a falar sobre o brainstorming, este método funciona da seguinte forma:

  1. Junte um grupo multidisciplinar
  2. Esclareça o problema existente
  3. Deixe todos falarem suas ideias, sem julgamentos e sem discussões se aquela ideia funcionará
  4. Junte todas as ideias que foram faladas
  5. Veja quais ideias fazem sentido e quais não fazem
  6. Defina a melhor ideia e estruture ela

O brainstorming com certeza vai te trazer criações de ideias!

2. Criação do produto

Com a sua ideia em mente já, como fazer para começar a colocá-la no papel?

     Bem, para desenvolver o produto fruto da sua ideia, você vai precisar de um engenheiro mecânico. O papel do engenheiro nessa etapa é:

  1. Esboçar a ideia
  2. Projetar o produto num software de modelagem 3D
  3. Tornar o produto funcional
  4. Criar peças que são fabricáveis

      Com isso feito, você vai precisar apenas da modelagem 3D e dos desenhos 2D do produto para conseguir ir para a próxima etapa da criação do produto.

       A INOVATECH tem especialistas em desenvolvimento de produto e todas as etapas que citei aqui no artigo, você consegue realizar conosco!

Vamos, então, para a última etapa da criação de um produto!

3. Fabricação do produto

      Para fabricar um produto existem vários métodos, a escolha do método adequado exige um bom conhecimento de processos de fabricação e que as peças de seu produto sejam já existentes no mercado ou que existam formas fáceis de fabricá-las. Dessa forma o custo será menor e a fabricação será mais fácil.

Para lançar um produto no mercado a forma de fabricação deve ser pré-definida. Nesse caso eu vejo algumas alternativas para você usar:

  1. Encontre uma indústria para fabricar e para investir nesse projeto com você.
  2. Utilize em seu produto peças já existentes no mercado e crie apenas uma linha de montagem.
  3. Faça a fabricação em forma de impressão 3D

     Essas três maneiras de fabricação podem ser utilizadas e cada uma tem sua vantagem específica.

      Se tem um problema em mente e quer criar um produto para resolver, entre em contato com a INOVATECH que auxiliamos você a inovar no mercado!