Empresa júnior: como funciona?

Empresa Júnior

     Para responder a esta questão primeiro é necessário entender o que é uma empresa júnior. Uma empresa júnior é uma empresa que assim como as outras possuem CNPJ, responsabilidades, valores, metas, prestam serviços e sempre buscam por melhores resultados. Contudo os funcionários das empresas juniores são alunos da graduação, que assim como em outra empresa, passam por processos seletivos, e por uma fase de treinamento para que possam se ambientar e realizar as atividades da empresa de maneira condizente com os valores da mesma.

     Dentro da empresa júnior, os membros são normalmente divididos em diretorias, de modo que além dos projetos realizados pelos funcionários, a empresa possa também ter um bom marketing e divulgação dos serviços prestados à sociedade e ter seus recursos financeiros e documentação bem organizados. Além disso, é necessário ter membros que cuidem da gestão e do engajamento dos demais funcionários e também de pessoas que entrem em contato direto com os clientes, de forma que sempre seja buscado o bom andamento da empresa como um todo.

     Além disso, como a equipe da empresa é formada apenas por estudantes, os projetos contam com a orientação de professores, quando necessário. Juntando dessa forma, toda a inovação, criatividade e determinação em desenvolver o melhor produto para os clientes, por parte do funcionário, como também, a excelência técnica de anos de conhecimento e experiência de profissionais formados na área.

Importância da Empresa Júnior

     As empresas juniores são muito importantes, pois trazem benefícios tanto para as empresas que contatam pelo serviço, como também, para os estudantes que fazem parte da empresa júnior e além disso para a própria faculdade.

     Para as empresas um ponto muito benéfico é o preço dos serviços prestados pela empresa júnior, que são valores na maioria das vezes inferiores ao trabalhado no mercado, além disso são projetos executados com muita qualidade, com orientação de professores que conseguem contribuir com enorme conhecimento, e podem contar com a orientação de outros profissionais parceiros.

     É benéfico também para os estudantes que fazem parte dessas empresas juniores, pois os membros adquirem muita experiência, tanto com a execução de projetos, como com a capacitação oferecida e incentivada pela empresa júnior, assim é possível aprimorar e aprender muita coisa na prática, o que muitas vezes não seria passado nas aulas da faculdade. Além disso, o jovem tem que realizar trabalhos em grupos e aprender a trabalhar em conjunto com os demais membros da equipe para no fim alcançar todas as metas propostas pela empresa.

     Após estar alinhado com a empresa o jovem pode exercer cargos de liderança, assim ele aprende a lidar melhor com planejamento estratégico, metas, atribuições de tarefas, além de aprender a guiar toda sua equipe. Outro ponto importante, é que essa experiência proporciona ao estudante maior contato com o mercado de trabalho, bem como com outros estudantes (através dos cursos, eventos, ou por algum outro meio) que assim como ele viram na empresa júnior, uma oportunidade brilhante para sua carreira e desenvolvimento pessoal, ampliando e muito seu networking. Por fim, como é de se imaginar, toda essa experiência adquirida contribui para inserir o estudante no mercado de trabalho.

     Além disso, as empresas juniores são benéficas para a própria universidade que ganha maior visibilidade na região e no país de forma geral.

Para Onde Vai o Lucro Dessas Empresas?

     Como as empresas juniores não possuem fins lucrativos, você pode se perguntar para onde vai o dinheiro que elas recebem dos projetos realizados. Todo dinheiro vai para ajudar na capacitação dos membros, por meio de cursos, palestras, eventos regionais e nacionais. Dessa maneira, o lucro é convertido em conhecimento e treinamento para que os membros possam sempre entregar o melhor serviço aos seus clientes.

Quem é a INOVATECH?

     Nós somos uma empresa júnior de engenharia elétrica e mecânica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está no mercado desde 2007 e conta atualmente com 24 membros. Temos como missão desenvolver projetos que impactem a sociedade, com base em nossos valores como a melhoria continua, o profissionalismo, a união, o sentimento de dono, o foco em resultados e a excelência nos processos. Os projetos são realizados por uma equipe especial de membros da INOVATECH, para que juntos, com uma visão ampla e integrada, possam buscar sempre a melhor maneira de atender as expectativas de nossos clientes, entregando projetos de alta qualidade.

     Se você ficou curioso ou quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato e começe hoje aquele projeto.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!