O que é Engenharia Reversa?

A Engenharia Reversa pode ser observada desde cedo na vida das pessoas pois toda criança, em alguma fase da sua vida, já desmontou um brinquedo ou algum aparelho eletrônico para entender como eles funcionam, essa ideia de se desmontar e estudar o funcionamento de um brinquedo ou aparelho qualquer vai muito além de uma brincadeira de criança. A técnica consiste essencialmente em descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de uma máquina por meio do desmanche e fracionamento de suas peças.

Não temos uma data correta do surgimento dela, mas durante a Segunda Guerra Mundial, houve um grande uso dela quando os japoneses começaram a estudar as armas de seus inimigos, desmontando-as e entendendo o funcionamento. Ela também é muito utilizada na espionagem industrial por empresas, que utilizam disso para copiar e aprimorar a tecnologia de seus concorrentes.

Entretanto, a engenharia reversa não é utilizada somente para copiar produtos, mas também para entender o funcionamento de algo e com isso aprimorá-lo e até desenvolver uma nova tecnologia através dele. A engenharia reversa também é utilizada na engenharia de software em programas que não possuem código aberto e por meio dela pode-se fazer análises minuciosas sobre o comportamento do software para que possa entender o que se passa internamente e assim poder ser reproduzido.

Quer saber como utilizar os benefícios da Engenharia Reversa na sua empresa? Clique aqui e fale com a INOVATECH!