Post destacado
black november projeto elétrico spda

Black November 2019

Por que estamos propondo?

        A INOVATECH tem a missão de impactar a sociedade. Para isso, precisamos ter impacto tanto na realização de projetos quanto com outras atividades sociais.

    A partir dessa ideia chegamos à seguinte conclusão: Nós não conseguimos impactar a sociedade sozinhos, nossos clientes devem estar de acordo com nosso propósito. O que isso significa? Significa que não podemos escolher sozinhos a melhor forma de impactar a sociedade, Por isso, nossos clientes de serviços elétricos (SPDA e Instalações Elétricas) vão ter impacto direto na forma como a INOVATECH irá impactar o Brasil e a sociedade.

Como vai ser feito?

     Todos os clientes que começarem a negociação e fecharem contrato conosco no mês de novembro, terão a chance de serem o impacto que precisamos.

         No momento da formulação do contrato o cliente terá duas opções:

> 40% DE DESCONTO nos projetos de engenharia elétrica (SPDA e Instalações Elétricas), impactando, dessa forma, o próprio contratante que terá a oportunidade de ter um projeto de altíssima qualidade por um preço abaixo do comum;

>  Pagar o valor integral do projeto e, desse valor, 40% SERÁ DOADO para instituições de caridade da cidade de Maringá, de acordo com a preferência do cliente. (A INOVATECH ajudará no desenvolvimento de conteúdos para o cliente divulgar que foi um doador no Black November, além de colocar como um cliente doador em nossas mídias sociais.)

Qual o período de duração?

        Essa campanha acontecerá durante todo o mês de novembro. Alcançando todos os clientes que iniciarem o contato e assinarem conosco até o dia 30 de novembro.

*Observação: essa campanha tem pouca duração, atente-se às datas e entre em contato com a INOVATECH o quanto antes.

Vamos juntos transformar o mundo em que vivemos!

Post destacado

Vantagens de terceirizar o Projeto Elétrico

     Nos dias atuais em que os processos enérgicos e dinâmicos se tornaram os principais alvos das empresas, o pensamento que vem à tona quando se fala em construção civil é a economia e a velocidade com que é executado um projeto. A agilidade é algo que se tornou o diferencial de uma empresa para outra, com isso a eficiência se tornou necessária para que ocorram resultados satisfatórios. Uma das maneiras de se atingir esse nível competitivo é utilizando a terceirização, mais especificamente de projetos elétricos. Desta forma, vamos te mostrar as vantagens de terceirizar o projeto elétrico. 

 

Porquê terceirizar

     Terceirização nada mais é que a contratação de uma pessoa ou empresa especialista naquele setor para realizar a atividade desejada em questão. Ou seja, ao invés de utilizar os próprios funcionários, a empresa contrata outra empresa (ou pessoa) para realizar os processos daquela tarefa em questão.
   As vantagens que essa pratica pode oferecer são enormes, quando olhamos para a realidade das construtoras atuantes no Brasil, na parte projetos de instalações elétricas, podemos tirar essas conclusões. Os benefícios que a construtora ganha ao terceirizar o Projeto Elétrico são listados a seguir:

 

A construtora deve focar onde é especializada

     Em vez de ter o foco dividido entre sua atividade principal e as atividades secundárias, como o projeto elétrico, a construtora pode focar seus esforços e funcionários somente nos processos que ela melhor executa.

 

 

Tempo é dinheiro

     Como dito no tópico acima, quando você se especializa em um processo, além de conseguir fazer com maior qualidade é feito em menor tempo, assim sua equipe pode pegar um volume maior de projetos para serem executados.

    Por outro lado, se sua equipe não detém o mesmo conhecimento e experiência de empresas especializadas em projeto elétrico, irão ocorrer alguns atrasos e imprevistos nos processos e na entrega final do projeto, ou simplesmente não irão conseguir executar a instalação.  Esses atrasos podem gerar consequências graves desde insatisfação do cliente até processos jurídicos contra a construtora por extrapolar os prazos de entrega.

 

 

Custos reduzidos

 

     Ao terceirizar a empresa diminui os custos que teria se por acaso fizesse todos os serviços. Deixando de arcar com os custos de softwares e programas para a execução, de manutenção de equipamentos e capacitação dos profissionais e da contratação de um Engenheiro Eletricista. Sendo assim, todos esses custos são substituídos por um valor menor, referente ao contrato combinado da terceirização.

 

Projeto feito por um especialista

 

   A vantagem de um projetista especializado na parte elétrica também envolve toda a parte de conhecimento e atualizações do cenário de instalações e das últimas tecnologias lançadas. Consequentemente ele irá saber qual o melhor tipo de lâmpada e sua melhor distribuição para cada ambiente, a melhorar distribuição de tomadas de uso geral e de tomadas de uso específico, as características específicas dos fios condutores e dos conduítes, os dispositivos de proteção, o balanceamento de cargas, a eficiência energética e o fator de potência (no caso de uma edificação para indústrias e empresas que utilizam máquinas e motores ligados na rede).

     No caso de projetos elétricos não é diferente, o engenheiro especializado em Construção civil Edgard Murilo Debiasi Oliveira diz: “O projetista consegue simular uma situação real ainda em fase de projeto, antecipando a detecção de erros. Mesmo que em uma situação de obra o executor tenha experiência de outras, este não acompanhou todos os procedimentos de dimensionamento da mesma maneira que o especialista”.

 

Economia antecipada

 

     Ninguém quer chegar lá na frente da obra e perceber um erro que foi cometido por falta de conhecimento, e ao se tratar de projetos elétricos verificamos que pequenos erros podem levar a consequências caríssimas, fazendo com que a economia que era esperada no final, se tornar uma despes, saindo muito mais caro do que a contratação de uma mão de obra especializada.

     Como o Edgard Murilo Debiasi de Oliveira diz “O projeto no geral sempre irá permitir que você erre, e isso irá custar infinitamente menor que na obra, para um dimensionamento saber o número que é necessário trocar pode resolver o problema. Agora um problema na obra sem o uso de um projeto elétrico o custo seria além da perda dos materiais utilizadas caso não seja possível reutilizar em outra obra, teria que ser feito a compra de outros materiais para substituir além dos gastos para refazer e da demora que isso ocasiona na obra”.

 

E aí? Vamos fazer seu projeto elétrico?

Tudo que você precisa saber sobre a criação de um produto

       Quando você observa os produtos na prateleira de um mercado, na vitrine de uma loja ou até mesmo em sites de venda virtual, você imagina todo processo pelo qual ele passou para estar ali? Todo produto que é lançado no mercado passa por um curso de desenvolvimento, muitas vezes demorado, que exige o trabalho e dedicação de muitas pessoas. Nem sempre temos acesso ao conhecimento sobre isso. Dessa forma, este artigo tem como objetivo explicar como funciona, em geral, o desenvolvimento de um produto, desde o surgimento da ideia até o seu lançamento no mercado, Então vem com a INOVA que nós vamos te mostrar quais os passos para a criação de um produto.

     Tudo começa com o surgimento uma ideia. Nesse processo é fundamental ter criatividade e visão de mercado, para que esse insight realmente seja útil e inovador. Posteriormente, inicia-se o processo de planejamento do desenvolvimento, onde cria-se um projeto formal e com ele um cronograma a ser seguido, para que metas sejam traçadas a fim de amplificar o desempenho da equipe desenvolvedora do produto. Esse passo é extremante importante, pois define em quanto tempo a ideia poderá ser colocada em prática. Tempo, nos dias atuais, é um elemento sagrado que não pode ser desperdiçado, não é mesmo?

    Em seguida, realiza-se uma pesquisa de mercado, onde toda a equipe busca encontrar se produtos semelhantes já existem. Se sim, dados como quais seus pontos fortes, seus pontos fracos, valores, utilidades e compradores são recolhidos. Se não existem, fazem uma pesquisa com o futuro público alvo do negócio, para saber qual a porcentagem de interesse positivo existe para esse produto, a fim de levar o foco do projeto para onde realmente é necessário e onde irá agregar valor para os clientes.

      Após isso, então, dá-se a largada para o desenvolvimento teórico e prático da ideia. É aí que trabalham os engenheiros, designs de produtos e desenvolvedores. Essa é a parte mais crucial do processo, visto que é quando realmente o projeto começa a tomar forma, por isso é importante uma equipe especializada acompanhando seu desenvolvimento, a INOVATECH é uma empresa especializada em tirar idéias do papel, garantindo sempre um ótimo resultado e a satisfação dos clientes no fim da criação de um produto. Após o término do desenvolvimento, entram os testes, sejam eles testes de engenharia ou testes práticos com os clientes, para âmbito de pesquisa. Nesse período, todos os resultados são coletados e, conforme necessário, modificações são feitas no produto, visado o seu maior sucesso.

      Por fim, concluído o processo de desenvolvimento, entra o marketing do produto. Como as pessoas nunca tiveram contato com essa ideia, de primeira, elas não vão comprar. É preciso vendê-la. Mas como? Por meio de sua embalagem e da sua propaganda. Como já ouvimos por aí: “a propaganda é a alma do negócio”. É preciso chamar a atenção, para que assim a curiosidade e o interesse pelo produto surjam. Dessa forma, não se deve medir esforços e investimentos nesse passo, pois é a chave para o sucesso de todo o projeto

     Para concluir, foi possível observar que a criação de um produto não é algo fácil, mas que pode ser um diferencial na sua empresa ou no seu negócio particular. Se você tiver uma ideia inovadora e acredita nela não deixe isso passar e nos procure logo para que possamos te ajudar a criar algo novo para o mundo, confira nosso serviço clicando AQUI e vamos INOVAR juntos!

Como possuir maior conscientização no trânsito para formarmos adultos mais responsáveis

     É impossível conhecer uma pessoa que não se deparou com o trânsito. Desde a principal avenida da cidade pequena, até mesmo aos imensos corredores de carros na Marginal Pinheiros em São Paulo. Carros, motos, caminhões, e uma infinidade de outros veículos motorizados estão mais do que presente em nossas vidas, são eles que transportam o alimento, levam as cargas, escoam nossa produção etc. Mas infelizmente nem tudo são flores e é de se imaginar que, por exemplo, mais de 216.861 veículos diariamente na Rodovia Castelo Branco, nos trariam uma série de responsabilidades que muitas vezes é negligenciada por nossos motoristas, dessa forma, torna-se cada vez mais importante o debate a respeito da conscientização no trânsito.

 

MAS COMO POSSO MELHORAR ESSES NÚMEROS?

     Muito já se foi pensado a respeito da educação no trânsito, são inúmeras as campanhas de conscientização na TV, jornal, revistas e na internet. Infelizmente, mesmo com todas as atividades, o número de acidentes só cresce e fica ainda mais assustador, entre 2001 e 2012, o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito cresceu incríveis 48,7%. Dado o baixo resultado de campanhas de conscientização não presenciais, os olhos dos governantes e de empresas de segurança no trânsito tem se voltado para atividades práticas, afim de que elas tenham maior impacto para quem ela é direcionada.

 

 

       INOVATECH NA SOCIEDADE!

   Foi pensando em uma atividade de conscientização mais impactante e que pudesse transmitir a real necessidade de responsabilidade no trânsito que a INOVATECH em parceria com SEMOB – Secretária de Mobilidade Urbana da cidade de Maringá, criaram um simulador de capotamento. O simulador é um equipamento fantástico para transmitir a real sensação de um capotamento e exemplificar o porque deve-se fazer o uso do cinto de segurança e dirigir com periculosidade, além disso, ele chama muito a atenção de quem passa perto, ideal para se expor em feiras da cidade e atingir ainda mais pessoas.

    Agora, o simulador também pode estar na sua cidade! Entre em contato com a INOVATECH através das informações situadas na ultima página, e agende já sua reunião conosco

Como produzir suas ideias

     Ideia. O que é ideia? Da onde vem a ideia? Como produzir suas ideias? Aposto que você mesmo já se perguntou sobre isso, e tentou encontrar uma resposta. Essa é uma pergunta que vem sendo questionada desde os tempos da Grécia Antiga, mas, enquanto ainda não temos uma resposta concreta, vamos utilizar a definição mais simples do dicionário Michaelis, como sendo um “Objeto imediato do pensamento, conceito ou noção que temos sobre algo, que pode ser concreto ou abstrato”.

     E o que é necessário para produzirmos essas ideias? Só criatividade basta? Na verdade, não, quanto mais informações e referências nós temos mais fácil será este processo. Normalmente as boas ideias são só aplicações de conceitos funcionais em outros ambientes. Sendo assim, quanto mais você estuda, lê, absorve conhecimento, mais chances de você ter boas ideias.

      Além disso, já parou para pensar se a sua ideia soluciona algum problema do mundo? Do seu bairro? Da sua empresa? Já pensou que ela poderia se torna algo lucrativo? Não tenha medo de compartilhar suas ideias e receber feedback das pessoas, o erro é uma parte importante do processo, nós vemos problemas e soluções de formas diferentes, sendo assim compartilhe para que você possa sempre melhorar. Adapte e transforme suas ideias, tente sempre construir algo melhor, pense em formas diferentes de solucionar o problema, de melhorar o produto, para que você chegue no melhor resultado possível.

    E agora? Depois de já ter idealizado, o que é necessário fazer? Para tirar essa ideia da cabeça, existem diversos métodos, e cabe você encontrar o mais conveniente. É possível em um simples pedaço de papel rabiscar suas ideias, elaborar um mapa mental, desenhar, escrever em um documento… anote tudo! Trace um objetivo para colocar a ideia em pratica, e comece com pequenos passos, defina metas e procure parceiros para executar sua ideia, saiba que pode contar sempre com a INOVATECH para colocar suas ideias em prática, acesse nossa carta de serviços e encontre como melhor podemos atende-lo.

     A partir dessas etapas, você estará apto a fazer com que sua ideia ajude outras pessoas pelo mundo. Ao levar o que antes era uma ideia, para o mercado, você pode tornar isso em lucro e possibilitar que mais pessoas, empresas, organizações e instituições solucionem problemas e melhorem o ambiente que estão, agora que você já está por dentro de como produzir suas ideias venha acompanhar mais conteúdos sobre esse tema com a gente!

Se você gostou dessa publicação venha conferir mais sobre inovação no nosso Blog!

inventos empreendedorismo sustentável

Inventos que mostram que o empreendedorismo pode ser sustentável

    Confira a seguir cinco invenções que uniram o empreendedorismo à sustentabilidade e têm colaborado de forma significativa com a manutenção do nosso meio ambiente.

  • Soccket – a bola de futebol que produz energiaempreendedorismo sustentável

     Criada por estudantes dos Estados Unidos, a Soccket possui um pêndulo interno que funciona como um motor. Assim, conforme a bola gira, esse mecanismo gira simultaneamente, aproveitando a energia cinética através de um gerador conectado à bateria recarregável.

    Ao carregar esta bateria por 15 minutos, é possível fornecer três horas de energia para uma lâmpada de LED ou recarregar um celular: basta plugar a lâmpada ou o aparelho eletrônico. Além disso, pode ser usada como fonte de energia em lugares onde o acesso a esse tipo de recurso é escasso.

  • Ohoo – A bolha de água comestível

   Criada pela start up Skipping Rocks Lab, a Ooho é uma bolha comestível preenchida por água potável, feita de um extrato natural de algas marinhas. Como não há plástico em sua composição, pode ser ingerida integralmente, além de ser inofensiva ao meio ambiente. A quantidade de água contida nesta bolha é de mais ou menos um copo d’água, 250 ml, o suficiente para matar a sede. Se não for consumida, se decompõe entre 4 a 6 semanas, uma vez que é biodegradável.

  • Bar sustentável capta energia produzida pela dança de seus frequentadores

     Que os bares e casas noturnas consomem muita energia é fato. Pensando nisso, o dono da boate Surya, em Londres, decidiu trocar o piso de sua boate por placas que, ao serem pressionadas, produzem corrente elétrica. Essa energia produzida auxilia na carga necessária para manter a casa noturna, representando 60% da necessidade energética do lugar, segundo Andrew Charalambous, dono do bar.

    Além disso, todos  os clientes que comprovarem ter ido a pé, de bicicleta ou de transportes públicos até lá recebem entrada gratuita e bebidas orgânicas em copos biodegradáveis.

  • Wind Tree – a árvore que produz energia elétrica

      A Wind Tree, (árvore do vento) é uma árvore artificial que produz eletricidade através do vento. Após 3 anos de investigação, foi criado um protótipo de 11 metros de altura, com 72 folhas artificias de plástico, instalado em Pleumeur-Bodou, na França.

inventos empreendedorismo sustentável

     Segundo seu inventor, Michaud-Larivière, o destino ideal para estas turbinas é a cidade, com uma pequena “floresta” de árvores tecnológicas, capazes de trabalhar sem poluir e emitir ruídos. A “árvore” tem cabos e geradores colocados dentro de tubos de aço e pode ser ligada tanto à rede pública, quanto a casas particulares para a geração de energia.

      O sistema é capaz de produzir energia com ventos de apenas 7,2km/h. A energia gerada pelas 72 “folhas” é estimada em 3,1 kW, que é suficiente para alimentar 15 candeeiros de rua de 50 W, 83% do consumo elétrico de uma família francesa ou para um carro elétrico fazer 16 363 km.

  • Chuveiro que obriga a sair quando houve um elevado gasto de água

inventos que mostram que o empreendedorismo pode ser sustentável

     O designer Tommaso Colia criou o chuveiro EcoDrop, que possui círculos concêntricos como tapetes acoplados ao chão que vão crescendo conforme o chuveiro está ligado. Após um certo tempo, a sensação resultada pelo crescimento dos círculos se torna tão incômoda, que “obriga” a pessoa a sair do banho. Esta invenção reduziu cerca de 20% do gasto de energia de um banho, além de diminuir consideravelmente o gasto de água.

A importância do desenho técnico e otimização da produção

      Você sabe a importância do desenho técnico na otimização da produção?  Para todos que possuem uma produção de um determinado produto, provavelmente, devem ter se perguntado ao menos uma vez: como posso otimizar minha produção? Nossas rotinas tendem a ficar cada vez mais aceleradas, onde o tempo é dinheiro e nós sempre buscamos maneiras de ganhar tempo. Ok, mas o que o desenho técnico tem a ver com isso tudo? E se eu te responder que tem tudo a ver, você acreditaria em mim?

        Muitas pessoas tendem a negligenciar o desenho técnico, porém isso só acontece porque elas não sabem a real importância que ele tem para a sua empresa. Por isso, nós, da INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica, vamos apresentar nesse texto diversos pontos que irão mudar sua visão sobre a relação dos desenhos técnicos e sua produção. 

·         Padronização:

      Vamos começar com um dos benefícios mais conhecidos do desenho técnico, a padronização do seu produto. Vamos imaginar o seguinte o cenário: você está com uma alta demanda de seus produtos, porém seu cliente pediu para que todos fossem padronizados, mas você e seus colaboradores não seguem um padrão, o que fazer? É realmente uma situação delicada, mas a elaboração de um desenho técnico é um processo detalhado, onde todos os padrões normativos são seguidos, ou seja, qualquer um com conhecimento nessas normas poderá reproduzir esses desenhos seguindo a descrição e especificação, portanto, se feito da maneira certa, o desenho técnico garante que o produto saia da maneira que você planejou.

 

·         Viabilidade de uma ideia:

      Todos temos ideias de produtos novos, peças diferentes para inovar no mercado, porém, nunca sabemos se elas serão possíveis de ser colocadas em prática, isso é muito frustrante, não é? Outro benefício do desenho técnico é que, através dele, podemos visualizar nossa ideia antes mesmo da fabricação, pois através de um projeto, podemos saber qual material será usado, a quantidade, as dimensões, resistência necessária, até mesmo como ele seria usado depois, facilitando demais na hora de tirar realmente do papel.

 

·         Otimização do tempo e fabricação:

      Um detalhe muito importante, que já foi mencionado no texto, é a busca por uma economia de tempo e gastos durante a fabricação, certo? Hoje em dia, fazemos tudo para otimizar nossos processos e é aí que entra o desenho técnico, porque cada vez que precisar fabricar suas peças, você necessitará de menos tempo, pois com o desenho em mãos, você pensará menos em detalhes pequenos. Além disso, Isso ajudará também a manter a qualidade de seu produto, uma vez que diminui exponencialmente a chance de peças defeituosas, pois sempre seguirá um padrão na hora de fabricar.

 

·         Manutenção fácil e sem dor de cabeça:

      Assim como o desenho ajuda no processo de fabricação, ele automaticamente será útil na hora de identificar possíveis pontos para a manutenção, pois ele funciona como um esqueleto do seu produto, então você verá com precisão cada parte e poderá facilitar na hora de resolver algum futuro problema.

      Como vocês puderam ver, existem diversos benefícios do desenho técnico para sua empresa, nos quais melhorariam muito seus processos de fabricação e facilitariam tanto a sua quanto a vida de seus colaboradores. Para sua sorte e comodidade, nós, da INOVATECH, temos uma equipe especializada em desenhos 2D e 3D, onde podemos ajuda-lo no desenvolvimento de um novo produto, na padronização de um produto já existente ou até mesmo apenas um desenho para você tem uma análise completa de seu maquinário. Tempo é algo valioso hoje em dia, não o perca mais! Entre em contato com a gente!

 

 

Empresa júnior: como funciona?

    Dentro da empresa júnior, os membros são normalmente divididos em diretorias, de modo que além dos projetos realizados pelos funcionários, a empresa possa também ter um bom marketing e divulgação dos serviços prestados à sociedade e ter seus recursos financeiros e documentação bem organizados. Além disso, é necessário ter membros que cuidem da gestão e do engajamento dos demais funcionários e também de pessoas que entrem em contato direto com os clientes, de forma que sempre seja buscado o bom andamento da empresa como um todo.

     Além disso, como a equipe da empresa é formada apenas por estudantes, os projetos contam com a orientação de professores, quando necessário. Juntando dessa forma, toda a inovação, criatividade e determinação em desenvolver o melhor produto para os clientes, por parte do funcionário, como também, a excelência técnica de anos de conhecimento e experiência de profissionais formados na área.

 

 

IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR

         As empresas juniores são muito importantes, pois trazem benefícios tanto para as empresas que contatam pelo serviço, como também, para os estudantes que fazem parte da empresa júnior e além disso para a própria faculdade.

        Para as empresas um ponto muito benéfico é o preço dos serviços prestados pela empresa júnior, que são valores na maioria das vezes inferiores ao trabalhado no mercado, além disso são projetos executados com muita qualidade, com orientação de professores que conseguem contribuir com enorme conhecimento, e podem contar com a orientação de outros profissionais parceiros.

     É benéfico também para os estudantes que fazem parte dessas empresas juniores, pois os membros adquirem muita experiência, tanto com a execução de projetos, como com a capacitação oferecida e incentivada pela empresa júnior, assim é possível aprimorar e aprender muita coisa na prática, o que muitas vezes não seria passado nas aulas da faculdade. Além disso, o jovem tem que realizar trabalhos em grupos e aprender a trabalhar em conjunto com os demais membros da equipe para no fim alcançar todas as metas propostas pela empresa.

     Após estar alinhado com a empresa o jovem pode exercer cargos de liderança, assim ele aprende a lidar melhor com planejamento estratégico, metas, atribuições de tarefas, além de aprender a guiar toda sua equipe. Outro ponto importante, é que essa experiência proporciona ao estudante maior contato com o mercado de trabalho, bem como com outros estudantes (através dos cursos, eventos, ou por algum outro meio) que assim como ele viram na empresa júnior, uma oportunidade brilhante para sua carreira e desenvolvimento pessoal, ampliando e muito seu networking. Por fim, como é de se imaginar, toda essa experiência adquirida contribui para inserir o estudante no mercado de trabalho.

     Além disso, as empresas juniores são benéficas para a própria universidade que ganha maior visibilidade na região e no país de forma geral.

 

 

PARA ONDE VAI O LUCRO DESSAS EMPRESAS?

 

     

     Como as empresas juniores não possuem fins lucrativos, você pode se perguntar para onde vai o dinheiro que elas recebem dos projetos realizados. Todo dinheiro vai para ajudar na capacitação dos membros, por meio de cursos, palestras, eventos regionais e nacionais. Dessa maneira, o lucro é convertido em conhecimento e treinamento para que os membros possam sempre entregar o melhor serviço aos seus clientes.

 

 

QUEM É A INOVATECH?

     Nós somos uma empresa júnior de engenharia elétrica e mecânica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está no mercado desde 2007 e conta atualmente com 24 membros. Temos como missão desenvolver projetos que impactem a sociedade, com base em nossos valores como a melhoria continua, o profissionalismo, a união, o sentimento de dono, o foco em resultados e a excelência nos processos. Os projetos são realizados por uma equipe especial de membros da INOVATECH, para que juntos, com uma visão ampla e integrada, possam buscar sempre a melhor maneira de atender as expectativas de nossos clientes, entregando projetos de alta qualidade.

 

Tem interesse em conhecer um pouco mais a nossa empresa?

Entre em contato:

contato@inovatechej.com
(44) 3011 3852

Instalação elétrica e profissional qualificado: qual a importância?

Conhecendo melhor o projeto de instalações elétricas

 

LUMINOTÉCNICA

    Como mencionado anteriormente, um dos benefícios gerados pela eletricidade é a luz. Podemos perceber que a iluminação de uma rua a céu aberto é diferente da iluminação da sua sala de estar, que é diferente da iluminação de um restaurante. Cada local e situação demanda um tipo diferente de iluminação, que causa diferentes efeitos.

    Luminotécnica é o estudo das iluminações artificiais em ambientes internos e externos, visto que cada ambiente deve ter uma iluminação coerente com sua utilização. Este projeto engloba o tipo de lâmpadas, luminárias, quantidade, potência, e como estão ligados ao projeto de instalação elétrica. Um bom resultado depende do tipo de ambiente, do tempo de permanência no ambiente, no espaço, perfil do cliente e do custo final.

 

Diferença do tipo de iluminação de uma cozinha e de um ambiente ao ar livre

DIAGRAMA ELÉTRICO

    Diagrama elétrico consiste na adoção de símbolos para representar uma instalação elétrica. É de grande importância uma boa leitura e interpretação desses digramas pelo eletricista, uma vez que os símbolos utilizados são universais. Junto a outros documentos elétricos, os diagramas compõem o prontuário das instalações elétricas. A norma NR10 torna obrigatório para as empresas possuírem e manterem atualizados os diagramas elétricos. A facilidade que o diagrama proporciona ao profissional que for realizar uma manutenção é tão grande quanto a segurança que o mesmo propicia, visto que os acidentes com eletricidade acontecem bem menos em instalações que possuem diagramas corretos e atualizados.

 

Exemplo de Diagrama Unifilar Elétrico

    Desta forma, cabe a nós termos responsabilidade de contratar os profissionais corretos para realizar os projetos de nossos estabelecimentos, trazendo assim maior conforto e segurança para o nosso dia a dia.

 

Clique aqui e faça já seu orçamento com a gente!

(44) 3011-3852

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta-feira

08:30 – 11:30 e 13:30 – 17:30

Avenida Colombo, 5790, Bloco 5 – Sala 07A

Universidade Estadual de Maringá – Maringá, Paraná

Como transformar sua ideia em inovação!

          O ser humano sempre buscou inovação. Tudo que temos hoje, toda a tecnologia, todas as máquinas, todos os utensílios e ferramentas que nos trazem mais praticidade e agilidade no dia a dia, coisas que consideramos banais, já foram em algum momento apenas ideias. Foi, porém, acreditando nessas ideias que foi possível a criação, o aprimoramento e o melhoramento de itens que facilitam e muito a nossa vida. Isso mostra a importância dessas ideias e mais ainda, a importância de colocá-las em prática.

          Trazendo para os dias atuais, mais especificamente para o mundo dos negócios, sabemos que o mercado está ficando cada vez mais competitivo e com o objetivo de se destacar em meio a tantos concorrentes, muitas indústrias estão apostando na inovação. Dessa maneira, essas empresas buscam ideias inovadoras sejam elas para desenvolver produtos novos para os consumidores, ou meios de otimizar os processos dentro da própria empresa, de modo a economizar tempo, recursos, e aumentar a eficiência e qualidade na produção.
          De toda forma, a inovação tem se mostrado de extrema importância e um requisito para se conquistar cada vez mais o mercado e se destacar no meio de tantos adversários. Por isso, quando uma ideia nova que pode revolucionar todo o modo de fabricação e de processos de sua empresa vem a mente, não tem como deixar esse pensamento para trás, afinal são essas ideias que acabam trazendo o progresso e a evolução no mundo. Sabemos contudo, que nem sempre é fácil transformar as ideias em um produto concreto e é ai que entra o serviço de dimensionamento mecânico.
          O dimensionamento mecânico nada mais é do que um serviço que visa a resolução de problemas e o de necessidades, se tratando de um conjunto de tarefas complexas que se objetiva um produto inovador que seja funcional, seguro e confiável. Para realizar o dimensionamento mecânico, primeiramente é feita uma análise prévia para verificar a viabilidade do desenvolvimento da máquina, caso seja viável, são realizados os desenhos técnicos 2D e 3D para melhor visualização do projeto, além disso, todos os cálculos necessários para a elaboração do mesmo são realizados.

a2.jpg

          Não só isso, mas a partir da modelagem tridimensional pode-se realizar simulações computacionais em softwares afim de verificar e aprimorar os cálculos necessários para o projeto, além de obter maior entendimento de como seria o funcionamento da máquina no dia a dia dentro da indústria, com efeitos da temperatura, desgaste, entre outras interferências naturais ou mecânicas.

          Após a realização de todos esses passos, o dimensionamento mecânico está pronto, sendo assim possível a fabricação da máquina que melhor satisfaça o interesse da empresa, de maneira, segura, funcional e melhor ainda, inovadora.
Tendo o conceito de dimensionamento mecânico e o modo de sua realização em mente, vamos aos benefícios que tal serviço pode te proporcionar:

    • Otimização de um maquinário, melhorando assim sua velocidade de produção, reduzindo gastos e consequentemente aumentando seu lucro;

        • Normalização de um determinado maquinário para atender as exigências do mercado;
     • Possuir um produto exclusivo que te permite realizar um determinado serviço de forma mais rápida e eficiente;

        • Através do dimensionamento você pode encontrar uma solução para uma determinada necessidade de um nicho de mercado, revolucionando assim a forma como um determinado processo é feito;

          Imagine agora como seria gratificante transformar uma ideia que antes era apenas um esboço em sua cabeça em uma máquina não apenas moderna, mas também que traz lucro para sua empresa. Não perca essa oportunidade.

          Você tem uma ideia de um maquinário inovador para seu negócio mas não sabe como passar essa ideia pro papel ou mesmo se ela é viável? A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica pode te ajudar com isso. Através de diversos cálculos para que o produto exerça sua função de forma eficiente e com qualidade, nós fazemos modelagens em 2D e 3D, elaboradas com a utilização de softwares CAD para projeção virtual das peças. Com isso, o produto final tem a possibilidade de ser levado para a produção em massa e ser utilizado no mercado. Além disso, é importante ressaltar que as modelagens são feitas de acordo com as normas regulamentadoras.

Entre em contato conosco!

(44) 3011-3852