SPDA

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é conhecido popularmente como para-raios. Esse sistema serve para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra raios, descargas atmosféricas e seus efeitos.

A instalação do SPDA é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT, segundo a Norma NBR 5419, e são dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação, assim evitando e minimizando o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas que podem ocasionar incêndiosexplosõesdanos materiais e até mesmo risco à vida de pessoas e animais.

 Existem vários modelos de para raios no mercado. Porém, os três mais aplicados são:

  1. Para raio Franklin:  O modelo é composto por uma haste metálica, com a utilização de um ou mais mastros com captores, de modo que todo volume da edificação a ser protegido fique dentro de uma zona de proteção no interior do cone de proteção criado pelo para-raio.

Para raio de Melsens:  O estabelecimento é envolvido por uma armadura metálica (Gaiola de Faraday) e no telhado é instalada uma malha de fios metálicos com hastes de cerca de 50cm. Tais hastes são as receptoras das descargas elétricas e devem ser conectados a cada oito metros.

Para raio radioativo:   Este modelo é facilmente distinguido dos outros modelos de para-raios, já que os captores possuem formato de discos sobrepostos, ao invés das tradicionais hastes pontiagudas. O material radioativo mais utilizado para sua fabricação é o radioisótopo Américo-241.

VANTAGENS

Proteção pessoal

manutenção do sistema de proteção

Redução De Perdas De Material

Adequação à nBR 5419

Fácil instalação

DÚVIDAS FREQUENTES

SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é conhecido popularmente como para-raios. Esse sistema serve para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos.

     Adquirir um projeto de SPDA de qualidade pode evitar vários contratempos, como perdas de bens materiais, incêndios ou até mesmo, em casos mais graves, mortes. 

Um bom eletricista consegue executar. A INOVATECH não executa o projeto, porém temos eletricistas terceirizados que trabalham em conjunto conosco.

Há 12 anos realizamos projetos de Engenharia para empresas e pessoas físicas. Qual solução você procura?

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

 

CNPJ: 11.729.170/0001-28