PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Segundo a norma da ABNT NBR 5462/1994, Manutenção Preventiva é definida como a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Um plano de manutenção preventiva é um documento (ou série de documentos) que registram todas as atividades de manutenção preventiva, bem como a sua frequência, periodicidade, localização do equipamento, materiais e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução das atividades.
O plano de manutenção preventiva deve ser elaborado em forma de roteiro, em que servirá de apoio para que todos os profissionais envolvidos com a manutenção possam realizar as tarefas de forma padronizada, segura e com alto índice de qualidade.
O objetivo principal é elevar e garantir os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. O principal benefício é a redução de desperdícios, seja de mão de obra, de tempo ou de materiais. Além do aumento da vida útil dos equipamentos.