Entenda a implosão do submarino Titan

Design sem nome (2)

Recentemente o mundo ficou assustado com o desaparecimento do submarino Ocean Gate. 5 pessoas entraram no submersível em uma embarcação turística, com o objetivo de ver alguns destroços do famoso navio naufragado Titanic. Apesar de ser uma expedição cara, concluída por bilionários e pessoas muito ricas, o submarino era controlado por um controle de videogame, e não tinha todos os aspectos de segurança necessários.

No meio da expedição, a comunicação com a superfície foi perdida e ninguém teve notícia da tripulação por alguns dias. Após muitas buscas e aflição, foi confirmado que o submarino implodiu, depois de chegar a uma profundidade que a resistência do submersível não aguentou. Em questão de milissegundos, toda a estrutura se comprimiu e causou a morte dos 5 tripulantes instantaneamente.

Mas afinal, o que é uma implosão e como essa tragédia de fato aconteceu?

A implosão ocorre quando o material do casco não resiste às forças extremamente altas envolvidas, e acontece de forma repentina. O resultado é uma rápida deformação e colapso do casco. Isso acontece porque a pressão externa no fundo do oceano supera a pressão interna do submarino, causando cada vez mais uma força que tende a deformar o casco do mesmo. O Titanic encontra-se naufragado a cerca de 4.000 metros de profundidade, nessa profundidade a pressão é cerca de 375 vezes maior que a pressão ao nível do mar, nessas condições até a vida marinha torna-se rara, apenas algumas espécies conseguem suportar essa absurda pressão. Após 2 horas desde o início da descida, o submersível acabou perdendo o contato com a equipe, e após dias de busca a implosão do Titan foi confirmada devido a enorme pressão.

Como essa tragédia poderia ser evitada?

Primeiramente, o projeto deve ser realizado a partir de vários cálculos e rigorosos testes para conhecer o comportamento do material utilizado. Falhas humanas nessa etapa são inadmissíveis, por isso, também podem ser utilizados testes computacionais para garantir que a estrutura seja suficientemente resistente. É essencial, por parte do projetista, descrever com precisão as medidas, tolerâncias e materiais utilizados no projeto. A manutenção periódica também é essencial, para que qualquer tipo de deficiência desenvolvida no veículo seja rapidamente consertada. O manual de uso também é extremamente importante, já que o consumidor deve saber como utilizar o produto. Se a tripulação do Ocean Gate estivesse mais preparada, talvez não ocorreriam falhas na comunicação.

Em conclusão, a implosão de submarinos é um evento extremamente grave que pode ser evitado com projetos sólidos, manutenção adequada e treinamento das pessoas, assim como a maioria dos projetos de engenharia. Por isso nós, da INOVATECH sempre prezamos pelo máximo de segurança em nossos projetos, respeitando todas as normas e tolerância possíveis, oferecendo projetos seguros e inovadores.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!