Como deixar sua casa à prova de raios

imagem raios

Descarga elétrica é um fenômeno da natureza imprevisível e aleatório, tanto em sua intensidade e duração quanto em seus efeitos destruidores. Elas podem ter impactos significativos, tanto para a segurança das pessoas quanto para os bens materiais. Mesmo sendo difícil estabelecer um número confiável devido à falta de informações e relatórios, estima-se que esse fenômeno cause, em média, a morte de 2.000 pessoas por ano, de acordo com um relatório da National Geographic.

Graças às tempestades inesperadas que assolaram o Paraná recentemente, muitas residências tiveram seus equipamentos eletrônicos comprometidos pelas descargas violentas de raios. Se devidos cuidados não são tomados contra essas descargas, os raios podem até mesmo iniciar um incêndio nas residências e pôr em perigo a vida de seus entes queridos. O que muitas pessoas não sabem, no entanto,  é que esses riscos podem ser facilmente prevenidos com um simples passo: a instalação de para-raios em sua residência.

Por mais simples que seja, os para-raios se provaram bastante efetivos na proteção de edifícios, casas, instalações industriais e antenas ao longo dos anos. Se instalado corretamente por uma equipe muito bem capacitada, os riscos de danos aos equipamentos eletrônicos ou acidentes indiretamente ocasionados pelos raios são drasticamente reduzidos, oferecendo então segurança não só para seus bens mas também para sua família.

Como funciona?

Diferente do que seu nome pode inferir, o para-raios não impede a ocorrência de raios; pelo contrário, ele atrai as descargas elétricas para si. Como então esse aparelho poderia ajudar na proteção de uma residência contra raios? Pode parecer estranho, mas essa característica do para-raios é exatamente o que auxilia na prevenção de danos em sua casa consequentes dos raios. 

Para-raios – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema. Esses sistemas servem para proteção de prédio, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas elétricas e seus efeitos. Os SPDA são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para a corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger pessoas dentro da instalação.

Basicamente, o SPDA dissipa para a terra essa perigosa corrente elétrica, direcionando a corrente por um caminho mais seguro possível, desta maneira, minimizando ou anulando seus impactos.

Qual o melhor método de instalação de para-raios para você?

 Embora possuam a mesma função, existem diversos métodos para a instalação de para-raios atualmente, cada um com suas particularidades. A seguir, estaremos falando um pouco sobre dois métodos comumente utilizados:

  •  Método de Franklin:
Na maioria das vezes, o Método de Franklin é o tipo de instalação de para-raios que mais comumente encontramos no nosso dia a dia. Nele, o para-raios se encontra no topo do edifício e, teoricamente, irá proteger tudo que estiver contido dentro desse volume de um cone abaixo dele, como representado na figura a seguir:
Tipos de Para Raios: Conheça o melhor para sua necessidade - Eletro Jr - Engenharia Elétrica UFBA

O Método de Franklin é recomendado para estruturas não muito altas e não muito extensas horizontalmente, uma vez que a “área de proteção” do para-raios não seria capaz de conter o edifício completamente. 

  • Método de Faraday:
Esse método consiste em cobrir a edificação com cabos metálicos, condutores e aterramento, formando uma “gaiola” que, de acordo com os conceitos apresentados pelo físico Michael Faraday, quando carregada pelas descargas elétricas provenientes das tempestades, apresenta campo eletromagnético nulo em seu interior, conferindo então proteção ao edifício em questão.
Gaiola de Faraday, o que é? Qual a sua aplicação?
Ao contrário do anterior,  o Método de Faraday é recomendado para construções mais extensas horizontalmente, por necessitar de mais de um captor para proteger integralmente o edifício. Caso esteja precisando proteger construções como depósitos ou galpões, esse método é o ideal.
 
Esses são alguns dos meios que você pode tornar sua casa à prova de raios. Caso esteja interessado em fazer uma instalação de para-raios em sua residência, saiba mais em nossa página de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) ou entre em contato conosco para falar com um especialista.o SPDS
3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!