Como Paul Brown Ficou Rico Com Sua Tampa de Ketchup

Como Paul Brown Ficou Rico Com Sua Tampa de Ketchup

Introdução

 

Você pode nunca ter ouvido falar de Paul Brown, mas com certeza já usou a invenção dele enquanto curtia um lanche ou uma pizza. Se você pensa em inovar e criar suas próprias invenções, ou se o seu interesse é apenas ganhar dinheiro com uma criação sua, a história de Paul certamente vai te inspirar.

Alguns inventores fazem coisas grandes como mandar foguetes pro espaço ou desenvolver carros que dirigem sozinhos, mas Paul foi muito mais humilde com sua ideia, além do mais, ele era apenas um homem de meia idade com uma pequena empresa de moldes para plásticos. Apesar de ser um homem simples com uma ideia ainda mais simples, essa lhe rendeu uma pequena fortuna e revolucionou as garrafas de condimentos. Mas, afinal, qual foi essa ideia revolucionária? Foi simplesmente a ideia de virar garrafas de Ketchup de cabeça pra baixo.

 

As Ideias vêm dos Problemas

 

De certo você já usou uma garrafa de ketchup ou mostarda que já estava acabando e ficou alguns minutos batendo no fundo tentando tirar o molho de lá. Ou talvez você guarde as garrafas de cabeça pra baixo na geladeira tentando evitar esse problema, mas quando vai abrir a tampa o molho sai de uma vez e faz aquela bagunça.

Como diz o ditado, “a necessidade é a mãe de todas as invenções”, então, um dia, um cliente chegou na pequena empresa de Paul pedindo para que ele fizesse uma válvula para garrafas de shampoo para que elas pudessem ser guardadas de cabeça para baixo. Essa válvula só poderia se abrir quando alguém apertasse a garrafa e não poderia deixar nenhuma gota de shampoo vazar.

Como você deve saber, proteger sua propriedade intelectual é extremamente importante, e Paul também sabia disso. Então, mesmo antes de começar a trabalhar no seu novo design para a válvula, Paul já buscava maneiras de patentear a sua ideia. Foi aí que ele decidiu pedir ajuda de seu funcionário Tim Socier, que era especialmente habilidoso em modelagem 3D.

 

O Desenho Técnico que Trouxe a Solução

 

O desejo do cliente era, basicamente, que o shampoo não vazasse quando armazenados de cabeça para baixo, então começaram a trabalhar pensando nisso. Brown e Socier trabalharam com silicone líquido e uma prensa de moldagem, e então, começaram a criar os protótipos.

Eles criaram uma válvula de silicone em forma de cúpula com uma abertura que parecia a letra X.

Suas abas parecidas com pétalas se abriam quando a garrafa foi espremida. Assim que a pessoa parou de apertar, as abas se fecharam e a substância dentro da garrafa ficou lá. Essa prática frustrante, continuou por mais de 100 protótipos, fazendo Brown perder um dinheiro considerável.

Com um possível comprador, eles trabalharam durante toda madrugada de uma sexta-feira, na manhã seguinte, depois de tornar a cúpula mais fina em torno das abas, a 112° tentativa produziu um resultado mágico, perfeitamente como esperavam.



Produto Patenteado, Dinheiro Fluindo

 

Algum tempo depois, marcas renomadas começaram a usar o protótipo de Brown. Até a gigantesca NASA usou a válvula para criar copos à prova de vazamentos para serem usados no espaço por seus astronautas.

Mas foi  em 1991, que a vida de Paul Brown mudou completamente. A Heinz queria usar sua invenção para resolver um problema dos amantes de ketchup: sua incapacidade de tirar a quantidade de molho que queriam da garrafa sem ter que esperar. Brown usou o mesmo conceito e hoje, estima-se que 75% do ketchup da Heinz é vendido em garrafas plásticas.

Após quatro anos, Paul vendeu sua empresa, a Liquid Molding Systems, Inc. por 13 milhões de dólares.

Ele conseguiu se livrar da dívida do cartão de crédito, pagar os empréstimos de seus amigos e de sua mãe e comprar uma casa de férias na Flórida.

Se eles não tivessem tentado aquela 112ª vez, poderíamos estar batendo no fundo do frasco de ketchup até os dias de hoje.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!