5 Dicas para Dimensionar Máquinas do Jeito Certo

5 Dicas para Dimensionar Máquinas do Jeito Certo

       O objetivo de um projeto de dimensionamento mecânico é concretizar uma ideia ou solução através da criação de uma máquina. Mas para dimensionar uma máquina não basta apenas “fazer as contas” e entregar o projeto, se fosse assim qualquer computador faria isso e não precisaríamos mais de engenheiros. Pensando nisso, nós da INOVATECH Empresa Júnior trouxemos algumas dicas para você que quer saber como dimensionar máquinas do jeito certo e não ser substituído por robôs.

1ª Dica: É essencial que o cliente participe de todo o desenvolvimento do projeto

     Ao longo do projeto podem acontecer imprevistos ou algumas coisas simplesmente precisam ser mudadas, por isso é extremamente importante que o cliente seja atualizado com frequência com relação ao projeto, e que a equipe de execução esteja sempre atenta ao seu feedback. O objetivo é trabalhar junto com o cliente para poder concretizar a sua ideia da melhor maneira possível.

2ª Dica: Simulação é uma ferramenta muito útil

     Quando se dimensiona máquinas grandes ou que precisam suportar grandes tensões, sempre é adequado simular a estrutura da máquina. Através da simulação é possível visualizar e entender melhor as diferentes forças que atuam nessa estrutura, bem como possíveis pontos de falha ou fratura. É importante garantir não só a segurança de quem trabalha com a máquina, mas também o seu bom funcionamento.

3ª Dica: Organização e comunicação são chave

     É muito comum a INOVATECH apontar mais de um executor para qualquer projeto de dimensionamento, desse modo, organizar e distribuir de maneira eficiente as atividades entre os envolvidos poupa tempo, e facilita muito na hora de dimensionar uma máquina ou equipamento. A comunicação efetiva entre os executores, e também entre a equipe de execução e o cliente, é de alta relevância quando se quer desenvolver e entregar um projeto de qualidade, organizado, e sem desperdiçar tempo.

4ª Dica: Use peças e materiais disponíveis no mercado

     Na hora de dimensionar as suas máquinas, usar peças padronizadas que são facilmente encontradas e disponíveis no mercado não só facilita na hora de projetar a máquina em si, mas principalmente na hora da fabricação. Nós na INOVATECH acompanhamos a fabricação de algumas máquinas que projetamos, e usar peças padronizadas economiza tempo e dinheiro.

5ª Dica: Tenha sempre as Normas Regulamentadoras em mente

     Ao dimensionar uma máquina não podemos nos preocupar apenas com a sua produtividade, devemos também nos preocupar com a segurança dos que operam a máquina e também daqueles que trabalham próximos a ela. Nós da INOVATECH também trabalhamos com projetos de adaptação de máquinas, modificamos os equipamentos para deixá-los de acordo com as normas de segurança, o que torna o ambiente de trabalho mais produtivo e seguro para todos.

     Se você tem uma ideia e quer criar a sua própria máquina, venha e marque uma reunião conosco na INOVATECH e veja você mesmo todas essas dicas em ação!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!