Sustentabilidade e Economia: Amigas Inseparáveis

Untitled-1

No atual cenário, tornou-se comum vermos sustentabilidade e economia juntas em uma frase, e nesse texto não será diferente. Se você acompanha as notícias do dia a dia, possivelmente já deve ter se deparado com algo envolvendo crises hídricas ou alguma manchete anunciando um aumento no valor da conta de luz e, sinto muito lhe dizer, mas essa é uma realidade cada vez mais presente. Por conta disso, muitas pessoas estão se preocupando mais com essas questões, resultando no tema do texto desta semana: Instalações sustentáveis.

A possibilidade de criar um ambiente onde o desperdício de água e energia é reduzido exponencialmente, acaba se tornando uma ideia agradável tanto para os moradores quanto para os possíveis investidores do imóvel, uma vez que essa iniciativa ajuda na valorização do mesmo. Neste texto, iremos mostrar exemplos que podem parecer simples em tese, mas o resultado é efetivo e tem um impacto extremamente positivo para o meio ambiente.

INSTALAÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O USO DA ÁGUA

Apesar de não ser um tema diretamente ligado com a carta de serviços da INOVATECH, não podemos deixar de comentar sobre o assunto, pois a cada dia se mostra mais necessário saber usar da melhor maneira nossos recursos hídricos.

  • Água da chuva:

A chuva é um fator importante para o mundo, isso é inquestionável, afinal de contas a chuva é fonte de água e esta é indispensável para a vida. Mas como posso utiliza-la ao meu favor? Simples, usa-se o Sistema de Captação, no qual funciona com calhas que coletam a água que, por meio de tubulações é armazenada em um reservatório. Em seguida é filtrada pois pode ser acompanhada de objetos.

  • Poço Artesiano:

Esta é uma estratégia já utilizada há anos, consiste em um grande buraco feito no solo que capta a água ao atingir o lençol aquífero, tudo isso é realizado sem a necessidade de aparelhos, apenas usando a pressão feita pela corrente d’água.

Vale ressaltar que ambas as estratégias para a reutilização da água são indicadas para fins não potáveis, uma vez que não há uma verdadeira filtragem da água utilizada.

INSTALAÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O USO DA ENERGIA ELÉTRICA

Agora entrando no assunto que dominamos, vamos comentar sobre alguns exemplos de como você pode usar sua energia elétrica de maneira sustentável. Muitos já pensam na energia solar e as placas fotovoltaicas, mas antes de falarmos sobre essas grandes instalações, vamos conhecer algumas maneiras mais simples e menos conhecidas, o que acha?

  • Fios elétricos sustentáveis:

Como sabemos, é necessário que os fios sejam envoltos em um material isolante, porém muitos dos materiais disponíveis têm um período de decomposição alto, beirando os 200 anos. Dito isso, foi criado um fio elétrico revestido de “polietileno verde”, sendo este um material biodegradável proveniente da cana-de-açúcar. Além de ter um impacto reduzido no meio ambiente, especialistas comprovaram que ele é 20% mais resistente do que os revestimentos utilizados hoje.

  • Placas solares dedicadas a chuveiros:

Se você acompanha o blog, deve ter visto que as placas fotovoltaicas é a melhor opção para diminuir o consumo da energia, porém as vezes é necessário um alto investimento. Tendo em vista que grande parte do consumo elétrico em casas se origina do chuveiro, foram projetadas placas dedicadas para seu uso. Essa instalação acaba se tornando mais viável e mais barata, resultando também em uma grande economia de energia. Devido ao crescente uso da energia solar as pessoas já estão começando a comprar chuveiros híbridos, no qual caso a energia absorvida na placa seja insuficiente, aciona-se a energia elétrica.

  • Lâmpadas solares:

São lâmpadas que recebem e armazenam a energia solar, sendo acionadas automaticamente à noite. Este tipo de equipamento não possui nenhum fio, sendo assim, é impossível de ser conectado à energia elétrica, evitando qualquer tipo de desvio de corrente.

    Agora sim, podemos falar das grandes instalações sustentáveis voltadas a energia solar. Como citamos durante o texto, as placas fotovoltaicas é uma das formas de instalação sustentáveis mais conhecidas, porém sua tecnologia ainda não está ao alcance de todos, pois sua instalação tem um custo mais elevado. O retorno de um sistema fotovoltaico é de longo prazo, sendo possível que todo o excesso de energia volte para a rede, gerando descontos na conta mensal.

Não entraremos em todos os detalhes aqui, pois no nosso blog é possível encontrar um texto repleto de informações sobre esse tipo de instalação. Vimos que existem diversas maneiras de ter um ambiente sustentável e eficiente, reduzindo seu gasto com água e energia elétrica, ao mesmo tempo em que ajuda o meio ambiente. Além disso, podemos observar que a maneira mais conhecida de obter uma instalação sustentável é através da captação de energia solar por placas fotovoltaicas.

Felizmente, ao se tratar desse assunto, a INOVATECH é especialista, quer saber mais sobre um painel fotovoltaico? Já pensou em instalar um, mas não tem ideia de quanto irá gastar? Faça já um orçamento gratuito conosco, temos uma equipe preparada para ajudá-lo!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!