Inventos que mostram que o empreendedorismo pode ser sustentável

Empreendedorismo Sustentável

     Há muito tempo a humanidade tem consumido mais recursos naturais do que a Terra consegue repor, o que traz consequências catastróficas para a natureza até hoje. Felizmente, em contraponto, existe um grande número de pessoas que pensam em mudar (ou pelo menos reduzir) os resultados desse processo através de ideias inovadoras e sustentáveis.

     Confira a seguir cinco invenções que uniram o empreendedorismo à sustentabilidade e têm colaborado de forma significativa com a manutenção do nosso meio ambiente.

  • Soccket – a bola de futebol que produz energia

Soccket

     Criada por estudantes dos Estados Unidos, a Soccket possui um pêndulo interno que funciona como um motor. Assim, conforme a bola gira, esse mecanismo gira simultaneamente, aproveitando a energia cinética através de um gerador conectado à bateria recarregável.

 Ao carregar esta bateria por 15 minutos, é possível fornecer três horas de energia para uma lâmpada de LED ou recarregar um celular: basta plugar a lâmpada ou o aparelho eletrônico. Além disso, pode ser usada como fonte de energia em lugares onde o acesso a esse tipo de recurso é escasso.

  • Ohoo – A bolha de água comestível

Criada pela start up Skipping Rocks Lab, a Ooho é uma bolha comestível preenchida por água potável, feita de um extrato natural de algas marinhas. Como não há plástico em sua composição, pode ser ingerida integralmente, além de ser inofensiva ao meio ambiente. A quantidade de água contida nesta bolha é de mais ou menos um copo d’água, 250 ml, o suficiente para matar a sede. Se não for consumida, se decompõe entre 4 a 6 semanas, uma vez que é biodegradável.

  • Bar sustentável capta energia produzida pela dança de seus frequentadores

Bar sustentável

     Que os bares e casas noturnas consomem muita energia é fato. Pensando nisso, o dono da boate Surya, em Londres, decidiu trocar o piso de sua boate por placas que, ao serem pressionadas, produzem corrente elétrica. Essa energia produzida auxilia na carga necessária para manter a casa noturna, representando 60% da necessidade energética do lugar, segundo Andrew Charalambous, dono do bar.

     Além disso, todos  os clientes que comprovarem ter ido a pé, de bicicleta ou de transportes públicos até lá recebem entrada gratuita e bebidas orgânicas em copos biodegradáveis.

  • Wind Tree – a árvore que produz energia elétrica

Wind Tree

     A Wind Tree, (árvore do vento) é uma árvore artificial que produz eletricidade através do vento. Após 3 anos de investigação, foi criado um protótipo de 11 metros de altura, com 72 folhas artificias de plástico, instalado em Pleumeur-Bodou, na França.

     Segundo seu inventor, Michaud-Larivière, o destino ideal para estas turbinas é a cidade, com uma pequena “floresta” de árvores tecnológicas, capazes de trabalhar sem poluir e emitir ruídos. A “árvore” tem cabos e geradores colocados dentro de tubos de aço e pode ser ligada tanto à rede pública, quanto a casas particulares para a geração de energia.

     O sistema é capaz de produzir energia com ventos de apenas 7,2km/h. A energia gerada pelas 72 “folhas” é estimada em 3,1 kW, que é suficiente para alimentar 15 candeeiros de rua de 50 W, 83% do consumo elétrico de uma família francesa ou para um carro elétrico fazer 16 363 km.

  • Chuveiro que obriga a sair quando houve um elevado gasto de água

Eco Drop

     O designer Tommaso Colia criou o chuveiro EcoDrop, que possui círculos concêntricos como tapetes acoplados ao chão que vão crescendo conforme o chuveiro está ligado. Após um certo tempo, a sensação resultada pelo crescimento dos círculos se torna tão incômoda, que “obriga” a pessoa a sair do banho. Esta invenção reduziu cerca de 20% do gasto de energia de um banho, além de diminuir consideravelmente o gasto de água.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!