Instalação elétrica e profissional qualificado: qual a importância?

Instalação Elétrica

     É impossível imaginar nossas vidas sem eletricidade, não é mesmo? Em qualquer lugar que estejamos, estamos rodeados de dispositivos dependentes de energia elétrica, desde aquecer o nosso banho até a alimentação de aparelhos hospitalares. Desta forma, é extremamente notável a importância de ter uma instalação elétrica de qualidade nos estabelecimentos, visto que quando mal-empregada, pode gerar choques, curtos circuitos, e até mesmo incêndios. Por isso, é necessário ter um profissional qualificado para fazer o projeto de instalação elétrica.

Conhecendo melhor o projeto de instalações elétricas: 

  • Luminotécnica

     Como mencionado anteriormente, um dos benefícios gerados pela eletricidade é a luz. Podemos perceber que a iluminação de uma rua a céu aberto é diferente da iluminação da sua sala de estar, que é diferente da iluminação de um restaurante. Cada local e situação demanda um tipo diferente de iluminação, que causa diferentes efeitos.

     Luminotécnica é o estudo das iluminações artificiais em ambientes internos e externos, visto que cada ambiente deve ter uma iluminação coerente com sua utilização. Este projeto engloba o tipo de lâmpadas, luminárias, quantidade, potência, e como estão ligados ao projeto de instalação elétrica. Um bom resultado depende do tipo de ambiente, do tempo de permanência no ambiente, no espaço, perfil do cliente e do custo final.

Luminotécnica

Diferença do tipo de iluminação de uma cozinha e de um ambiente ao ar livre

  • Diagrama Elétrico

     Diagrama elétrico consiste na adoção de símbolos para representar uma instalação elétrica. É de grande importância uma boa leitura e interpretação desses digramas pelo eletricista, uma vez que os símbolos utilizados são universais. Junto a outros documentos elétricos, os diagramas compõem o prontuário das instalações elétricas. A norma NR10 torna obrigatório para as empresas possuírem e manterem atualizados os diagramas elétricos. A facilidade que o diagrama proporciona ao profissional que for realizar uma manutenção é tão grande quanto a segurança que o mesmo propicia, visto que os acidentes com eletricidade acontecem bem menos em instalações que possuem diagramas corretos e atualizados.

Diagrama Unifilar

Exemplo de Diagrama Unifilar Elétrico

     Desta forma, cabe a nós termos responsabilidade de contratar os profissionais corretos para realizar os projetos de nossos estabelecimentos, trazendo assim maior conforto e segurança para o nosso dia a dia.

     Ficou com vontade de fazer um projeto elétrico? Entre em contato com a gente e marque hoje uma reunião!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!