O que é Logística?

Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, as empresas começaram a se perguntar: Como produzir em um tempo menor? Como fazer entregas mais rápidas? Como suprir adequadamente as necessidades dos meus clientes? Para sanar esses problemas, as grandes empresas acabaram por criar uma metodologia conhecida atualmente como logística.

Logística é o conjunto de planejamento, operações e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações das empresas, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a produção até a entrega, assegurando vantagens competitivas na cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.

A logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito assim como o comércio mundial. Nos dias de hoje, com a globalização da economia e com os grandes avanços em todos os setores industriais e empresariais, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.

Há três elementos essenciais para uma boa logística:

  • Investimento em comunicação eficiente para a sua equipe: quanto melhor a comunicação entre os membros da sua empresa, melhores são as chances de melhoria de desempenho e de fluidez da operação. Antes de implementar algum processo, consulte seus funcionários para verificar qual seria melhor forma de realizar determinado processo.

  • Um plano B: problemas sempre podem acontecer de forma inesperada, então certifique-se de ter alternativas e garantir os bons resultados para que esses entraves não prejudiquem no rendimento total de sua empresa.

  • Controle do processo: é preciso que você esteja bem inteirado de tudo. Meça resultados, entenda possíveis problemas e faça registro de seus parâmetros para acompanhá-los em seu cotidiano. Procure verificar os erros mais comuns de sua empresa, buscando soluções para otimizar o processo produtivo.

Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar, adaptando-se ao mercado e gerenciando de forma cada vez mais eficientes os processos dos trabalhos e utilização do maquinário para que assim eles sejam mais produtivos e duradouros.

Atualmente, apesar da logística ser aplicada em várias empresas, muitas delas deixam de dispor desse tipo de planejamento para recorrer a métodos menos efetivos por acreditarem que esse processo não trará nenhum benefício a empresa devido ao tempo que é necessário para ser realizado. Porém, ao aplicar manutenções frequentes nos maquinários, analisar a eficiência energética de sua empresa e se adequar as normas reguladoras, as empresas tendem a somente a ganhar por possuírem uma base constante para realizar todos os seus processos aumentando assim sua eficiência total.

Então, junte a sua equipe e comece agora mesmo a planejar a logística de sua empresa. E é sempre bom lembrar que o planejamento de manutenção preventiva, a consultoria em eficiência energética, regulação das normas regulamentadoras e outros serviços devem ser feitas somente por profissionais qualificados. A INOVATECH conta com uma equipe especializada no assunto, clique aqui e fique por dentro dos nossos serviços e faça um orçamento gratuito.