Missão Apollo 11

No dia 16 de julho de 2018 completou-se 49 anos desde a decolagem do foguete da missão Apollo 11 que carregava três tripulantes americanos, sendo eles “Neil Armstrong, Dr Edwin Aldrin e Michael Collins”, na missão que resultaria nos primeiros passos da humanidade em nosso satélite natural.

A missão “Apollo 11” fazia parte de um programa espacial da NASA chamado “Apollo”. Este que passou por diversas missões e testes até atingir o sucesso na décima-primeira tentativa. O programa foi criado em 1961, período que correspondia ao auge da Guerra Fria e da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. As primeiras missões do programa, correspondentes a “Apollo 1” até a “Apollo 6”, foram realizadas em foguetes sem qualquer tipo de tripulação em seu interior. Somente a partir da “Apollo 7” que foram iniciados os vôos com tripulação humana.

Curiosamente, um dos maiores desastres do projeto Apollo não foi durante o vôo de alguma espaçonave, mas sim durante uma sessão de testes do foguete da “Apollo 1”, cujo módulo espacial sofreu um incêndio matando três astronautas que estavam na cabine verificando os equipamentos da espaçonave. Até hoje não se sabe o exato motivo do incêndio no local, mas perícia e investigações apontaram como causa provável a presença de material inflamável perto do local em que era realizado os testes da Apollo 1.

Após diversas missões, a Apollo 11 decolou em 16 de julho de 1969 com a intenção de realizar o primeiro pouso lunar tripulado. Após quatro dias de viagem a tripulação americana pousaram na Lua, especificamente no “Mar da Tranquilidade”, no dia 20 de julho de 1969. Foi quando Neil Armstrong se tornaria o primeiro homem a pisar em solo lunar e diria a frase icônica “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Após realizado os processos de pouso, os três astronautas exploraram o solo lunar, além de coletarem rochas para estudos e de fixarem uma bandeira estadunidense. Curiosamente, os tripulantes também deixaram uma placa na Lua, que ao princípio tinha o propósito de se comunicar com qualquer vida extraterrestre. A placa dizia “Aqui, os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em julho de 1969 DC. Viemos em paz, em nome de toda humanidade”.

No dia 24 de julho de 1969 os tripulantes da Apollo 11 retornaram ao planeta Terra em segurança. Ao todo, a missão durou oito dias e três horas, sendo que os astronautas passaram a maior parte do tempo em viagem entre o planeta e o satélite, já que a tripulação esteve somente vinte e uma horas em superfície lunar. Outra curiosidade é que o pouso da Apollo 11 na Lua ocorreu no aniversário de Santos Dumont, considerado o inventor do avião, assunto este que você pode ver aqui.