Como posso aumentar a minha produtividade?

Cobranças do dia a dia, alta carga de trabalho, acúmulo de atividades, falta de tempo. Você provavelmente se identifica ou já se identificou com algum desses itens, certo? O que muitas pessoas se questionam para resolver esses problemas é: como melhorar a minha produtividade?

O importante aqui, é saber que melhorar a produtividade não significa apenas resolver as atividades em um menor tempo, mas com qualidade.

Uma boa gestão do tempo e produtividade é necessária para todos os empreendedores que possuem uma grande carga de trabalho e precisam resolver problemas com inteligência. Gerir as tarefas de maneira eficaz fará com que você conquiste qualidade de vida! Podendo conciliar melhor a rotina de trabalho com o tempo em família.

Hoje apresentaremos, algumas dicas e técnicas para você aumentar a sua produtividade!

Seja organizado!

Através de alguma agenda, planilhas ou ferramentas, organize e separe suas atividades, estabelecendo prazos e prioridades de cada um.

Um aplicativo sugerido é o Todoist, disponível em diversas plataformas, no qual você cria e organiza suas tarefas de curto a longo prazo de forma simples e eficiente.

Foco na execução!

A técnica de Pomodoro (Tomate em italiano) foi criada por Francesco Cirillo e consiste em realizar uma tarefa de cada vez.

Para isso, você precisará de um medidor de tempo, pode ser o próprio celular, lápis e papel (pode ser substituído por um aplicativo de lista, como o citado anteriormente).

  1. Primeiramente, escreva suas atividades do dia em uma lista, em ordem de importância;

  2. Programe seu medidor de tempo para 25 minutos;

  3. Comece fazendo a primeira tarefa da lista com 100% de foco até dar os 25 minutos;

  4. Em caso de alguma interrupção, anote para resolver depois e volte rapidamente à sua tarefa;

  5. Ao terminar os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos, aproveite para ir ao banheiro, comer alguma coisa ou olhar o Facebook/Whatsapp;

  6. Após o descanso, retorne para a tarefa que estava fazendo (caso não tenha terminado) ou inicie a próxima atividade da sua lista;

  7. Depois de 4 ciclos (25 min de atividade + 5 min de descanso) descanse por meia hora;

Não esqueça de riscar as atividades da lista!

Cuide de sua saúde!

Lembre sempre que para ter um trabalho eficiente, você precisa estar saudável! Por isso, ter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas é essencial para o bem estar do seu corpo, uma vez que você terá mais disposição para qualquer atividade ou adversidade na sua vida. Um bom hobby também é importante para a saúde e produtividade, além de manter o cérebro funcionando, fornece prazer, relaxamento e até idéias boas para o seu trabalho.