Painel Fotovoltaico, a energia do presente e do futuro

O painel solar fotovoltaico é um mecanismo que converte a energia da luz do sol em energia elétrica. São constituídas por células solares (normalmente cristal de silício ultra-puro) responsáveis em captar a luz do sol que, por vez, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz.

A tecnologia está aumentando e em países como Alemanha as energia renováveis já alcançam 30% da matriz energética, sendo que a principal é a energia solar. No Brasil ela vem ganhando força nos últimos anos devido a uma resolução da ANEEL que viabilizou a utilização de fontes renováveis de energia, e de outubro de 2016 a maio já havia dobrado o número de instalações de painéis, como podemos ver na matéria no site da Época.

Muitas pessoas pensam que o painel fotovoltaico visa somente a sustentabilidade e a contribuição para a natureza, porém apesar do custo de instalação, é um excelente investimento a médio e longo prazo uma vez que o retorno investido pode ser recuperado dentro de quatro a oito anos dependendo das dimensões de instalação e os anos seguintes podem ser considerados como lucro.

Devido ao retorno elevado, muitas pessoas e grandes empresas estão optando pela instalação dos painéis fotovoltaicos visto que, ao produzir a própria energia, o indivíduo fica livre de taxas extras de cobrança na energia como reajuste tarifário anual e bandeiras vermelhas.

Além disso, a propriedade valoriza em até 8% do valor do imóvel com a instalação, e é possível abater a conta em vários locais se estiverem no mesmo CPF ou CNPJ. Eles também possuem uma garantia de 25 anos e são resistentes a chuvas de granizo.

Com o aumento do custo dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento na produção dos painéis, que consequentemente reduz o custo das mesmas, indica que este tipo de energia crescerá muito nos próximos anos.