cropped-Energia-solar.png

Energia Solar: Fonte de energia do presente para o futuro!

A energia gerada a partir da fonte solar vem se tornando uma ótima alternativa para economizar e fugir dos constantes aumentos tarifários

    O painel solar fotovoltaico é um fonte de energia que converte a energia da proveniente da luz do sol em energia elétrica. São constituídas por células solares (normalmente feitas de cristal de silício ultra-puro) responsáveis em captar a luz do sol (fótons) que  quando colidem com os átomos desses materiais, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando uma corrente elétrica, usada para carregar uma bateria, por exemplo.

     A tecnologia está em constante aprimoramento e vem ganhando espaço na matriz energética de diversos países, a Alemanha por exemplo tem na sua matriz energética elétrica 30% de fontes renováveis (2017), sendo que a principal é a eólica e a energia solar. No Brasil as placas fotovoltaicas vem ganhando espaço no mercado brasileira durante os últimos anos devido a uma resolução da ANEEL que viabilizou a utilização de fontes renováveis de energia para uso pessoal, de indústrias e de comércios, e de outubro de 2016 a maio 2017 já haviam dobrado o número de edificações com instalações de painéis fotovoltaicos, como podemos ver na matéria no site da Época.

     Algumas pessoas pensam que o painel fotovoltaico visa somente a sustentabilidade, porém pode ser um excelente investimento a médio prazo uma vez que o valor investido é retornado em média dentro de cinco anos. Como sua vida útil é de no mínimo 25 anos, durante os anos seguintes você não vai precisar se preocupar em pagar sua fatura de energia.

    Devido ao grande retorno econômico, muitas pessoas e  empresas estão investindo na instalação dos painéis fotovoltaicos, já que ao produzir sua própria energia, o estabelecimento fica livre do constantes reajustes das tarifas de energia, das taxas extras de cobrança na energia e das temidas bandeiras vermelhas.

    Além disso, sua propriedade ainda pode ser valorizada em até 8% com a instalação do sistema fotovoltaico. Também  é possível abater a conta de energia elétrica em outros  locais (desde que sejam da mesma concessionário de energia e tiverem o mesmo CPF ou CNPJ nos imóveis). 

    Com os constantes aumentos do custo dos combustíveis fósseis, desenvolvimento de fontes renováveis e constantes medidas ambientais adotadas pela sociedade, tudo indica que este setor crescerá muito nos próximos anos.
     Clique aqui se quiser saber mais!

Share this post