Energia Renovável

Bom dia caro leitor!

O tema de hoje será energia renovável, juntamente temos um material feito pela revista Exame sobre o assunto.

Energia renovável é basicamente uma energia limpa que vem de recursos naturais e são reabastecidos naturalmente, por exemplo: sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.

Muitas pessoas optam por essa alternativa para contribuir para o meio ambiente, porém a grande maioria, pelo simples fato de economizar dinheiro, e muito.

Mas por que não conheço ninguém que tenha instalado uma fonte de energia renovável ou não ouço falarem muito disso?

Até um tempo atrás, muitas normas inviabilizavam o uso de fontes alternativas de energia, pois diziam que poderia derrubar o mercado de produção e distribuição de energia. Porém em 24 de Novembro de 2015, a resolução normativa Nº 687 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) viabilizou a utilização de fontes renováveis de energia, ou seja, houve uma redução relevante na conta de luz.

Com essa resolução normativa, muitas pessoas estão optando pela energia renovável com objetivo de ter um retorno financeiro, que seria de médio a longo prazo. Se a energia captada for através de painéis fotovoltaicos temos ainda mais benefícios como a valorização do valor do imóvel, uma grande durabilidade e baixa taxa de manutenção dos equipamentos, além de uma facilidade de obtenção de crédito para financiamento.

Segundo a ANEEL, estima-se que até 2024 cerca de 1,2 milhão de unidades consumidoras brasileiras devem produzir a própria energia elétrica, e no mundo todo devem ser investidos 7,6 trilhões de dólares em energia renovável até 2040.