5 passos para tornar o trânsito mais seguro

imagem trânsito seguro

Com uma média anual de 30.000 óbitos causados por acidentes de trânsito, nosso país não é exatamente o mais seguro para andar de carro ou atravessar a rua. Desde pequenos arranhões até fraturas graves, traumas e morte, o trânsito brasileiro pode causar danos irreparáveis e, portanto, precisa que as pessoas colaborem para tornar o trânsito mais seguro. Aqui estão 5 passos que podem ajudar nisso:

1 Passo: Fazer revisões periódicas do seu veículo

Antes mesmo de ir as ruas com seu carro, é de extrema importância que ele esteja em perfeitas condições para não causar nenhum acidente. Já imaginou se o freio decide parar de funcionar enquanto você está dirigindo? Você não estaria apenas se pondo em perigo; as pessoas ao seu redor poderiam facilmente se machucar devido a um descuido seu por não fazer manutenção preventiva do seu veículo. Por isso, recomenda-se fazer revisões do seu carro ou moto com frequência para que acidentes assim possam ser evitados.

2 Passo: Não dirigir embriagado

Além de resultar em multas altíssimas, as chances de causar um acidente enquanto embriagado são muito grandes. O efeito do álcool no cérebro é tão potente que muitas vezes resulta em visão borrada e tempo de resposta retardado, tornando o ato de dirigir com segurança mais difícil. 

3 Passo: Evitar uso do celular ao dirigir

Assim como dirigir embriagado, o uso do celular ao dirigir também resulta em multa. A multa foi criada devido a redução significativa do foco do motorista quando está mexendo no celular enquanto dirige, o que faz com que esteja mais suscetível a cometer erros simples no trânsito que podem causar acidentes gravíssimos. Portanto, caso seja extremamente necessário o uso do celular, recomenda-se que o motorista primeiro estacione o veículo para então utilizar-se do celular.

4 Passo: Respeitar sinalização e limites de velocidade

 Muitos acidentes acontecem graças a infração dos limites de velocidade e da sinalização, uma vez que não são vistos como erros graves pela população. Por causa dessa falta de seriedade com relação a esses delitos, a infração da sinalização e dos limites de velocidade são os mais difíceis de corrigir e, como resultado, são os maiores causadores dos acidentes de trânsito no Brasil. 

5 Passo: Conscientizar as pessoas

Mesmo sabendo que suas ações podem causar acidentes gravíssimos, muitas pessoas escolhem continuar cometendo os mesmos erros no trânsito. Por isso, a conscientização da população é essencial para tornar os passos vistos anteriormente mais efetivos. Um dos melhores métodos de conscientizar as pessoas é mostrando as consequências de seus atos de “primeira mão”, ou seja, passando pela experiência elas mesmas. Para isso, muitos eventos municipais trazem simuladores de capotamento para que a experiência seja a mais realista possível. Desse modo, ao passar pela experiência de capotamento, a pessoa vai querer evitar que isso realmente aconteça com ela no futuro.

Seguindo esses passos e ajudando a conscientizar as pessoas, você poderá tornar o trânsito mais seguro. Lembrando que até mesmo uma única pessoa pode fazer a diferença quando se trata da segurança das pessoas!

Quer ajudar a conscientizar seu município? A INOVATECH tem uma página só sobre os nossos simuladores de capotamento caso queira mais informações. Se estiver interessado no serviço, entre em contato!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!