Quais as vantagens de utilizar energia sustentável

imagem energia sustentável

         Energia sustentável é o termo utilizado para toda energia elétrica originada a partir de fontes renováveis, além de não gerar impacto ao meio ambiente. A energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica e a energia hidroelétrica são alguns exemplos que se encaixam nessa descrição.

       Embora muitos saibam que as energias sustentáveis são uma tecnologia com o propósito nobre de desacelerar os impactos ambientais causados pelas energias não sustentáveis, como petróleo e carvão, existem diversas outras características que tornam o uso da energias renováveis muito mais vantajosas.

         Inesgotável

         Como essas energias são renováveis, utilizá-las para geração de energia elétrica não causará futuramente em sua escassez como acontece com o petróleo e o carvão. 

         Baixo impacto ao Meio Ambiente

         Diferente dos combustíveis fósseis,  por não ser necessário queimar as energias sustentáveis para gerar energia ou extraí-las de bolsões      profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar, as energias sustentáveis possuem praticamente nenhum impacto ao meio ambiente.

         Exige manutenção mínima

        Dentre as energias renováveis, a energia solar é a que menos necessita de manutenção. Graças a grandes avanços tecnológicos, os painéis solares possuem uma resistividade capaz de suportar até mesmo chuvas de granizo. Portanto, a manutenção desses dispositivos geralmente se resume na limpeza dos painéis para garantir seu funcionamento correto. 

         Acessível

     Enquanto fontes de energia como o petróleo e o carvão são de difícil acesso, visto que poucos países possuem grandes reservas de combustíveis fósseis, as energias sustentáveis podem ser aplicadas em praticamente qualquer lugar. Extensas planícies são perfeitas para geradores eólicos, ao passo que  locais com alta irradiação possuem vantagem com relação à geração de energia solar e planaltos formam ótimas localizações para usinas hidroelétricas.

         Evita gastos excessivos na conta de luz

        Se implementados na geração de energia elétrica da residência ou indústria, as energias renováveis são capazes de diminuir os gastos na conta de luz. A eletricidade gerada pela energia sustentável é contabilizada e, em seguida, descontada da próxima fatura de luz. Desse modo, você só tem que pagar pela quantidade de energia a mais do que você produz.

         Tendo em vista essas características, podemos observar que o investimento nessa tecnologia é imensamente vantajoso não só para evitar gastos na conta de luz ou por não impactar o meio ambiente, mas também futuramente quando as reservas de petróleo e carvão se esgotarem. Somando tudo isso ao fato de que a energia renovável pode ser aplicada em qualquer lugar, não há dúvidas de que essa tecnologia veio para ficar.

         Gostou desse conteúdo? Temos também uma página feita especialmente para painéis solares fotovoltaicos, vale a pena dar uma conferida! Se estiver interessado em projetos de energia sustentável, entre em contato!

Palavras-chave: “painel solar fotovoltaico”, “como economizar luz”, “vantagens da energia solar”, “maneiras de economizar energia”, “painel solar fotovoltaico”.
3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!