Tudo o que você precisa saber sobre como gastar menos com energia elétrica

capa

Ao adotar medidas para a economia de energia elétrica, além da economia financeira você ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Existem muitas maneiras de se economizar energia, que vão desde decoração da sua casa, iluminação adequada, adoção de algumas ações cotidianas, trabalhos de eficiência energética em industrias e até mesmo apostar em outras formas de energia.

Aproveite ao máximo a luz natural, aposte em janelas grandes e cortinas leves para isso.

Tente não utilizar uma decoração muito escura, as cores claras absorvem menos calor e ainda refletem a luz pela casa, sendo assim você favorecerá a distribuição da luz natural e ainda terá uma casa mais fresca. O uso de espelhos ajuda a ampliar os ambientes assim como a refletir a luz natural.

Não tenha dúvida em usar lâmpadas de LED. Além de serem duas vezes mais econômicas que as lâmpadas eletrônicas e seis vazes mais que as incandescentes, as lâmpadas de LED não têm redução de sua vida útil ao serem ligadas e desligadas com frequência.

Nem sempre é necessário usar toda a capacidade de iluminação de uma lâmpada, sendo assim, o uso de Dimmers pode ser bastante útil. Com Dimmers podemos controlar a intensidade luminosa de acordo com a ocasião, por exemplo, podemos aumentar a intensidade de luz se estivermos lendo um livro ou diminuir no caso de um jantar romântico.

Para quem costuma ser esquecido e sempre deixar a luz acessa, é indicado o uso de sensores de presença. Esses sensores acionam o sistema
de iluminação quando detectam a presença de alguma pessoa e desligam, após um tempo programável, sem a detecção de movimento.

Algumas simples ações cotidianas podem ter um forte impacto no fim do mês, como por exemplo evitar usar ferro elétrico, máquina de lavar e chuveiro elétrico nos horários de pico, sendo tal horário entre 18h e 21h. O consumo é maior nesses horários o que faz com que esses aparelhos, que já gastam mais energia que os outros, consumam ainda mais energia.

Outro cuidado é com os aparelhos em stand by que podem representar 12% do consumo de energia de uma residência, sendo assim, retire da tomada equipamentos pouco utilizados.

Mantenha limpo os filtros de ar condicionado, o filtro sujo faz com que o temporizador ligue mais vezes para manter a temperatura, o que acaba elevando os gastos com energia elétrica.

Usar o chuveiro elétrico na posição verão pode representar uma economia de até 30%, então não hesite em tomar um banho mais gelado nos dias quentes.

Eficiência energética é fazer mais com menos energia, dessa maneira, economiza na conta de luz e reduz custos.

Alguns dos erros que o estudo de eficiência energética na indústria pode corrigir são: Falta de otimização na iluminação, motores, climatização, entre outras aplicações. Muitos dos motores instalados possuem potência maior que a necessária, quando a potência do motor é adequada corretamente ocorrerá economia de energia. Um motor com alto rendimento economiza de 20 a 30% em relação a um motor tradicional.

O mercado de climatização se renova a cada momento, ao trocar um sistema antigo o cliente economizara na manutenção e de 30 a 50% no custo de energia, dependendo do sistema e de como era sua manutenção. Ao gastar menos com energia o custo final dos produtos irá diminuir, melhorando a economia do país e contribuindo ainda para a matriz energética nacional.

A energia fotovoltaica está em alta no Brasil e um dos grandes fatores que torna isso possível é a grande incidência de raios solares no país. Além de ser uma energia limpa, renovável e inesgotável, o investimento em painéis solares acaba sendo pago com o dinheiro economizado na conta de luz. No caso de gerar mais energia do que a consumida a energia extra é ejetada na rede elétrica e será gerado créditos com a concessionária de energia que no futuro poderão ser utilizados.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!