Demonstração: Como funciona o Dimensionamento Mecânico

Imagem desenvolvimento de produtos

          Demonstração: Como funciona o Dimensionamento/Desenvolvimento de máquina/Desenvolvimento de produtos

          O projeto de dimensionamento mecânico visa entregar uma solução personalizada às solicitações do cliente e pode partir tanto de uma ideia de um novo produto, quanto da necessidade de adaptação de uma máquina para a otimização da produção do cliente. Para garantir que a solução final seja eficiente e com ótimo custo-benefício e necessário que a equipe mantenha o cliente bem informado sobre o andamento e as decisões tomadas durante o desenvolvimento de produtos. Iremos demonstrar como uma máquina pode ser desenvolvida a partir de uma ideia. Para que essa ideia possa sair do papel é necessário que o projeto passe pelas seguintes fases:

          1ª fase: Solicitações do cliente

          Antes mesmo de fechar um negócio, a equipe deve analisar se as solicitações do cliente podem ser atingidas com a realização de um dimensionamento mecânico. Algumas das solicitações mais comuns são máquinas com adaptações que evitem desperdícios excessivos, de tamanhos personalizados ou de um produto inovador.

          2ª fase: Desenvolvimento da ideia

          No início do projeto a equipe de engenharia realiza pesquisas e discute ideias para definir a direção do projeto. O cliente recebe repasses constantes e pode escolher incluído nas decisões e dessa forma a equipe garante que as solicitações do cliente sejam atingidas.

          3ª fase: Dimensionamento

          Definida a forma geral da máquina ou produto a ser desenvolvido, os cálculos mecânicos começam e para essa fase comunicação com o cliente é ainda mais importante. A equipe de engenharia necessitará de dados para o dimensionamento dos componentes e irá realizar perguntas para coletar as informações necessárias para pode calcular propriedades como a tração, vibrações, fadiga, ruptura. As perguntas são feitas de forma objetiva e de fácil entendimento, alguns exemplos são: Quanto peso o mecanismo irá levantar? O produto estará sujeito a quedas ou vibrações? A máquina precisa ser desmontável em algum lugar? Entre outras.

          4ª fase: Entrega do projeto e fabricação

          O cliente recebe todas as informações e arquivos necessários para tirar a ideia do papel e ter as suas solicitações atendidas. Durante o desenvolvimento de produtos os componentes são calculados levando em conta a disponibilidade no mercado e o custo, para entregar uma solução eficaz e com ótimo custo benefício. A vantagem dessa visão durante o desenvolvimento do projeto é que na entrega o cliente pode escolher fabricar através de parceiros ou executar o projeto por conta própria. A INOVATECH preza pelo resultado final, o cliente que escolhe desenvolver o seu projeto conosco, tem o acompanhamento da fabricação por parte da equipe de engenharia, dessa forma garantimos que a fabricação seja executada conforme o projeto e, caso necessário, sejam feitas modificações para facilitar a fabricação e deixar de acordo com a solicitação do cliente.

          Com mais de 13 anos de mercado, a INOVATECH preza pela comunicação com o cliente para o manter informado sobre o andamento do projeto e eventuais modificações. Dessa forma, garantimos tirar uma ideia do papel através de um Dimensionamento mecânico personalizado.

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!