Como fazer um projeto elétrico

Imagem Blog

       Os primeiros passos para a criação de qualquer tipo de construção, seja ela no meio residencial, comercial ou empresarial, dependem de projetos, tanto com a Engenharia Civil, com a planta baixa da casa e o estudo de terreno, quanto com a Engenharia Elétrica, com o Projeto Elétrico. A partir desta premissa, fique atento aos tópicos a seguir, pois vamos te ensinar como fazer um Projeto Elétrico.

  1.   Análise da Planta Baixa do Local

          -A Planta Baixa propriamente dita é um desenho esquemático da construção de qualquer tipo de instalação, seja ela um cômodo, um terreno, ou toda uma empresa;

          -Analise as dimensões do local e a localização de todos os componentes que serão utilizados, tais como tomadas, lâmpadas, extintores, alarmes etc.

          -Para uma melhor análise, é recomendado o uso de Softwares como o AutoCAD para um melhor manuseio da planta, o mesmo contém todas as especificações e aparatos para uma organização limpa da sua planta.

  1.   Determinar as Tomadas de Uso Específico e de Uso Comum

          -Tomadas de Uso Específico são o tipo de tomada que não são nutridas por uma tensão comum, como 127V ou 220V, são geralmente utilizadas em motores ou máquinas de grande porte. Ter uma boa noção de quantas serão utilizadas é um ponto muito importante para o próximo passo.

          -A partir da norma NBR5410 de 2004 foi regulamentado o número mínimo de tomadas de uso comum por cômodo, nos quartos é recomendada uma a cada 8 metros quadrados, salas a cada 5 e na cozinha a cada 3. 3. Medir o Potencial Elétrico de cada equipamento, para obter o fornecimento necessário para a instalação.

          -A partir de informações do fabricante, de um potenciômetro e de determinados cálculos matemáticos, é possível saber todo Potencial Elétrico contido em máquinas, eletrodomésticos, lâmpadas, disjuntores etc.

          -Com esses dados é possível do mínimo de carga necessária para o funcionamento desta instalação.

  1.    Após o estudo dos dados criar o Circuito Elétrico, com base na planta baixa

          -Especifique todos os componentes analisados anteriormente, registrando suas respectivas Resistências e Potencial Elétrico.

          -Lembrando que todos os procedimentos devem seguir a normas regulatórias NBR5410 de 2014, a qual visa todos os pré-requisitos de segurança, tais como o fio terra, posicionar em locais estratégicos extintores, campainhas, toda a fiação, entre vários outros termos.

  1.   Por fim, é escolhido um local estratégico para instalar o Quadro de Distribuição de energia

          -Mais conhecido como registro de luz, este por sua vez deve ser colocado majoritariamente no centro da casa, para caso de qualquer tipo de acidente doméstico, tais como incêndio, alagamentos ou simples curtos-circuitos, o residente possa desligar toda a distribuição de energia de uma forma mais rápida possível.

          -Também localizá-lo em local livre de poeira e umidade, visando prolongar sua vida útil e prevenir acidentes.

       A partir destes cinco passos é possível criar um Projeto Elétrico. Ressaltando que aqui na INOVATECH oferecemos todo o suporte promovido pela divisão de Engenharia Elétrica, para todos preparados para prestar o serviço da maneira mais eficiente possível.

     Caso tenha gostado do conteúdo e queira saber mais sobre nossos projetos elétricos, entre em contato já e agende sua reunião conosco!

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!