Como aumentar a segurança no ambiente de trabalho

Design sem nome (1)

Mesmo pensando em produção, lucro e cumprimento de metas, quando falamos de grandes empresas, a segurança também tem um papel fundamental no ambiente de trabalho. Quem nunca ouviu falar que um funcionário sofreu um acidente trabalhando? É dever do trabalhador cumprir as orientações de segurança, mas é da empresa a responsabilidade de proporcionar ambientes adequados e seguros. Portanto, é imprescindível que você mantenha sua empresa em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NR), para que não ocorram acidentes que prejudiquem a imagem da mesma, e mais importante ainda, garantam a saúde e integridade do trabalhador.

          Então, nós da INOVATECH preparamos algumas recomendações personalizadas para que você fique sempre ligado na segurança do trabalho. 

   Implementação do 5S

        Quando falamos no âmbito de preservação da segurança no trabalho, diferentes atitudes podem ser tomadas para que esta possa ser mantida. Como por exemplo, a implementação do programa de gestão de qualidade empresarial 5S, programa japonês que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. Além de, como a descrição sugere, aumentar a qualidade da empresa no cenário geral, ele indiretamente ajuda aumentar a segurança, já que todos os seus sensos agem de maneira a otimizá-la cada vez mais.

   Mas como o 5S funciona?

Ele leva esse nome, pois consiste em cinco sensos que devem ser seguidos à risca para que o objetivo final a ser alcançado. Sendo eles:

           Seiri – Senso de utilização

           Seiton – Senso de organização

           Seiso – Senso de limpeza 

           Seiketsu – Senso de padronização

           Shitsuke – Senso de disciplina

        Cada um deles nos propõe uma série de instruções a ser tomadas, que vão desde a classificação das ferramentas e equipamentos da empresa, a estipulação de rotinas de limpeza e locais intuitivos para o equipamento da empresa, a estipulação de rotinas de limpeza e locais intuitivos para o equipamento em geral, até a padronização das atividades. Todas essas medidas, se tomadas em conjunto, contribuem para que o ambiente se torne mais organizado e, consequentemente, mais seguro.

   Inspeções de ambiente e equipamentos

       O secretário de saúde da Força Sindical de Santa Catarina, Luiz Bittencourte, disse em uma comissão sobre NR-12 disse: “O trabalhador está constantemente ameaçado. Então, qualquer detalhe é crucial”. Muitas vezes a rotina apressada da empresa faz com que diferentes tipos de ferramentas, equipamentos e materiais acabem violando as recomendações de segurança, o que causa acidentes indesejáveis. Por isso, nós da INOVATECH recomendamos que sejam realizadas inspeções periódicas dos ambientes de trabalho e dos equipamentos, levando em consideração as normas regulamentadoras 10 e 12. Esta inspeção envolve as demarcações de zonas de perigo, manutenção de equipamentos, limpeza do ambiente e entre outros. Além disso, é recomendável a inspeção dos EPIs e EPCs que devem sempre estar em boas condições.

   Treinamentos

        O Brasil, em 2017, registrou mais de 500.000 casos de acidentes no trabalho segundo a Secretaria da Previdência, e uma ferramenta poderosa contra eles são os treinamentos. Sejam eles para a correta manipulação dos artifícios no trabalho, ou para situações de risco como incêndios, eles sempre ajudam a prevenir que o mal aconteça.

 A NR-10 estipula que as medidas coletivas de segurança são prioritárias, porém toda e qualquer medida de segurança é extremamente importante e deve ser tomada, sempre que for julgada necessária e possível. Portanto, os membros da empresa, devem passar por treinamentos diversos constantemente, para que possam ter o conhecimento dos corretos procedimentos de trabalho e segurança, e mais importante, possam estar sempre os pondo em prática.

Algumas outras medidas eficientes que devem ser tomadas são: a atribuição da CIPA (Comissão Interna para Prevenção de Acidentes), para empresas que se enquadrarem nos requisitos da NR-5, já que esta é a norma que a regulamenta; e a garantia de que haja comunicação constante entre membros de trabalho, considerado de risco. Medidas simples como essa, garantem o bem de todos na empresa.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre nossos projetos de normas regulamentadoras, entre em contato já e agende sua reunião conosco!

 

3-golden-50-ANOS

Copyright © 2019 – Todos os direitos reservados.

A INOVATECH – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica é uma empresa sem fins lucrativos, que oferece soluções buscando fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todo o valor ganho é revertido em investimentos na formação e capacitação profissional dos nossos membros e alunos da UEM.

CNPJ: 11.729.170/0001-28

Entre em contato!